A eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal, no ano que vem, será na próxima segunda-feira (9), durante a sessão ordinária do Legislativo. A votação, que antes era secreta, agora será aberta.
As inscrições das chapas podem ser feitas até às 18h, de sexta-feira (6). A atual mesa conta com Josino Bernardes (presidente), Evandro Donizeth (Piruca- vice-presidente) e Meirinha (primeira-secretária).
Na segunda-feira (2), o Legislativo aprovou o projeto de resolução 7/2013, que altera o artigo 61 da resolução nº 299/2007, que contém o Regimento Interno da Câmara Municipal. A proposta conta com a participação do presidente da Casa em eleições.
O artigo passa a vigorar com a seguinte redação: ?o presidente da Câmara participa somente na votação para eleição dos componentes da mesa diretora e nas demais votações, quando houver empate, contando-se a sua presença, em qualquer caso, para efeito de quórum?.
Dois vereadores fizeram emendas ao projeto, que também foram aprovadas. De acordo com a emenda modificativa/aditiva, do vereador Mauro César, ?o presidente da Câmara participa somente nas votações para concessão de títulos honoríferos para eleição dos componentes da mesa, para perda de mandato de vereador e apreciação de veto e, nas demais votações, quando houver empate, contando-se com a sua presença, em qualquer caso para efeito de quórum?.
?Parágrafo único: o vereador que assumir o lugar de presidente durante a reunião, na sua ausência, sendo esta justificada ou não justificada, manterá o direito a voto em todas as proposições e deliberações na referida sessão?.
Já Cabo Cunha fez uma subemenda aditiva à emenda de Mauro César que passa a viger da seguinte forma: ?O presidente da Câmara participa somente nas votações para concessão de títulos honoríferos, para eleição dos componentes da mesa diretora, para perda de mandato de vereador e prefeito e para apreciação de veto e, nas demais votações, quando houver empate, contando-se a sua presença, em qualquer caso, para efeito de quórum?.
Cabo Cunha falou sobre o projeto: ?no ano que vem, teremos outro presidente e ele tem que votar sim, mostrar se é contra ou favorável. Eu acresci, pois se ele pode votar para cassar vereador, pode também para cassar prefeito?.
Eleição para mesa diretora 2014 ocorre na próxima segunda-feira
As inscrições das chapas podem ser feitas até às 18h, de sexta-feira (6).