O governador Antônio Anastasia, o vice-governador eleito, Alberto Pinto Coelho, os senadores eleitos Aécio Neves e Itamar Franco, seus suplentes, 77 deputados estaduais e 53 deputados federais foram diplomados pela Justiça Eleitoral na sexta-feira (17), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A diplomação foi feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Kildare Carvalho.
Em seu pronunciamento, o governador Antonio Aastasia afirmou que cumprirá os compromissos assumidos com os mineiros durante o período eleitoral. Ele ressaltou que cabe a todos os diplomados a busca pela construção de uma Minas Gerais mais justa e solidária.
?Desejo que, legitimados pela força insubstituível do voto direto, estejamos à altura dos nossos valores e responsabilidades, mas também dos anseios, dos sonhos e das esperanças de nossa gente. Agradeço às inúmeras e comoventes manifestações de apreço que tenho recebido e renovo cada um dos compromissos que assumi nas ruas, com os mineiros. Vamos caminhar juntos, compartilhando decisões e responsabilidades. Vamos construir uma Minas mais forte, para ser mais justa. E, mais justa, uma Minas mais fraterna, solidária na busca dos seus sonhos de desenvolvimento. Uma Minas mais igual. Vamos conquistá-la com o trabalho?, disse Antonio Anastasia.
O governador também lembrou da importância histórica de Minas Gerais no cenário político brasileiro, passando por Tiradentes até Juscelino Kubistchek e Tancredo Neves. Para ele, todos os candidatos eleitos devem manter a tradição mineira de defender os ideais de desenvolvimento de Minas que, muitas vezes, inspiram o Brasil.
?Ao recebermos essa nova prerrogativa, renovamos cada um dos grandes compromissos que temos para com Minas e o Brasil. São compromissos que se assemelham, que têm a mesma natureza, porque estão sustentados por um só alicerce de valores. Os ideais de desenvolvimento do Estado estão irremediavelmente inflexionados na ideia de que somos, mais do que síntese, o coração do país. Por isso, temos consciência de que, cada passo que pudermos dar adiante, na direção da conquista da justiça e da equidade, estes também serão percursos vencidos pelo país?, afirmou.
O governador Antonio Anastasia também parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todos os tribunais regionais pela excelência e lisura exemplar das eleições deste ano. Em todo o Brasil foram eleitos, além da nova presidente da República, 1.059 deputados estaduais, 513 deputados federais, 54 senadores e 27 governadores dos estados e do Distrito Federal e seus vices.
Em seu pronunciamento, o vice-governador eleito Alberto Pinto Coelho afirmou que estará ao lado do governador Antonio Anastasia contribuindo para o desenvolvimento do Estado.
?Hoje é um dia de grande significação, consciente das novas responsabilidades. Estando ao lado do governador Antonio Anastasia, que dá provas incontestes de sua capacidade de bem dirigir os destinos de Minas, quero estar contribuindo nas missões que me forem delegadas?, afirmou o atual presidente da Assembleia Legislativa.

COMPATILHAR: