O anúncio da compra do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo, que terá 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em que o clube é minoritário, completa exatamente 20 dias nesta quinta-feira (6) e apesar do período curto o torcedor cruzeirense já foi da euforia à desilusão e agora vive a revolta, fruto da saída do goleiro Fábio do clube, por não chegar a um acordo para sua permanência na Toca da Raposa II numa negociação feita pelos gestores que representam o Fenômeno.

Eram 13h de 18 de dezembro quando foi anunciado, pelas redes sociais, que a SAF do Cruzeiro, que no dia anterior passou a ser com a formatação de 90% do investidor, em decisão da Assembleia Geral do clube, tinha sido adquirida por Ronaldo, um dos maiores craques da história do futebol e que iniciou sua carreira na Toca da Raposa.

A euforia do torcedor cruzeirense foi gigantesca, principalmente pela falta de perspectiva do clube, que tem uma dívida milionária e sofre com gestões desastrosas nos últimos anos.

No dia 22 de dezembro, quatro dias após a negociação, foi anunciado que Alexandre Mattos, diretor de futebol no bicampeonato brasileiro de 2013 e 2014, não retornaria ao clube, o que era desejo de grande parte da torcida.

Ainda antes do Natal, no dia 23 de dezembro, surgiu a dúvida em relação à chegada dos dez reforços contratados por ele. Alguns se apresentaram na Toca II e treinam. Outros não vieram para o clube.

Desilusão

Com dez dias de Ronaldo no Cruzeiro foi anunciado, em 27 de dezembro, que a folha salarial do clube sofreria um corte de dois terços. Isso provocou uma enorme desilusão na China Azul, que passou a temer pelo futuro do time na disputada da Série B do Campeonato Brasileiro, que disputará pela terceira vez consecutiva.

No dia seguinte foi confirmada a saída do treinador Vanderlei Luxemburgo, que assumiu o time na reta final da Série B 2021, salvou a equipe do rebaixamento e acertou sua renovação com o presidente Sérgio Santos Rodrigues, que não tem mais voz no futebol celeste.

A indefinição em relação ao comando do futebol cruzeirense, dentro e fora de campo, só foi desfeita no início desta semana, um dia antes da chegada dos jogadores à Toca da Raposa II para o início da pré-temporada.

Pedro Martins será o diretor de futebol e o uruguaio Paulo Pezzolano comandará a equipe.

Revolta

Nessa quarta-feira (5), a saída do goleiro Fábio provocou uma revolta por parte do torcedor cruzeirense, que foi pego de surpresa pela longa carta do jogador em que ele explicava os motivos para a sua saída da Toca da Raposa II.

Segundo o capitão celeste, a intenção dos representantes de Ronaldo era de que ele assinasse um contrato apenas até maio, para a disputa do Campeonato Mineiro.
A intenção de Fábio era jogar toda a temporada pelo Cruzeiro, mas isso não foi aceito pelo novo comando do futebol celeste e o jogador, que chegou ao clube em 2005, teve encerrada uma trajetória de 976 partidas.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: