O prefeito da cidade de Arcos, Denilson Teixeira, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Estevam, o secretário de Saúde, Vicente Reginaldo, e o secretário de Governo, Otávio Miranda, estiveram na segunda-feira (9) no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (SIS-URG Oeste), em Divinópolis. Na ocasião, foi anunciado pelo secretário executivo do consórcio, José Márcio Zanardi, a inauguração do Samu de Arcos para março.

Denilson aproveitou o encontro para reafirmar o compromisso do município junto ao SIS-URG Oeste e conhecer a central de regulação do Samu. “O consórcio está muito bem equipado. Todas as ambulâncias terão sistema wi-fi e sistema via satélite para acompanhamento em tempo real dos deslocamentos e atendimentos de urgência e emergência. Os operadores poderão acompanhar o atendimento para saber quantos minutos e a distância que falta para chegar ao local do socorro. Acredito que nossa população será muito bem atendida. Vamos trabalhar para isso” disse.

O local onde irá funcionar o Samu em Arcos foi reformado pela Prefeitura e as chaves entregues em março do ano passado. Na ocasião, havia a previsão de que os profissionais passariam por um treinamento durante o mês de abril, e que até a segunda quinzena de maio a central de regulação em Divinópolis seria inaugurada. De lá para cá uma série de atrasos ocorreu, a nível estadual e até hoje, o local se encontra preparado e inclusive uma ambulância já está disponível para iniciar os trabalhos.

O gerente regional do CIS-URG, Dárcio Abud Lemos, explicou que a base em Arcos irá funcionar com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista por turno, portanto ao todo, cerca de 12 profissionais serão designados para a cidade.

Segundo ele, algumas cidades também receberão ambulâncias do tipo UTI, com a presença de um médico, caso de Formiga e Oliveira. De acordo com ele, todos os chamados feitos pelo 192, serão concentrados na central de Divinópolis, onde um médico regulador fica responsável por destinar o tipo de ambulância e de onde irá partir o atendimento.

O Samu Oeste contará com 24 bases descentralizadas distribuídas em 23 municípios(duas em Divinópolis) e uma central de regulação em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192. A unidade será composta por médico regulador, condutor socorrista, técnico em enfermagem, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnico administrativo e enfermeiro. Cerca de 360 profissionais serão contratados por meio de concurso público já realizado. Serão 54 municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, com população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

 

(Fotos: Assccon)

 

Fonte: Portal Arcos ||

COMPATILHAR: