O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta para os bispos reunidos a partir desta terça-feira (4) em Brasília para a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na mensagem, Lula destaca a importância do apoio da Igreja Católica para seus oito anos de mandato e encerra a mensagem pedindo que o povo brasileiro tenha a luz e a sabedoria para fazer sua escolha quanto à nossa sucessão.
A carta de Lula, endereçada ao presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi lida por Dom Luiz Soares Vieira no plenário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Em sua mensagem, Lula disse esperar que tanto a assembleia quanto o 16° Congresso Eucarístico, que serão realizados em Brasília, ajudem na superação da grave crise política e ética que se abate tristemente sobre esta cidade.
Pedofilia
Mais cedo, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, presidiu a missa que abriu a assembleia. A cerimônia foi realizada no Santuário Dom Bosco, em Brasília (DF). Em sua homilia, dom Lorenzo discorreu sobre a paz e sobre o momento atual vivido pela Igreja, por causa dos casos de pedofilia praticados por membros do clero.
?A Igreja hoje atravessa um momento de profunda tristeza e amargura, um Getsêmani, um suor de sangue com dor e sofrimento?, disse o núncio. ?A Igreja figura nas páginas dos jornais e de outros meios de comunicação, fustigada, exposta ao público ludíbrio, pelas fraquezas de alguns de seus membros qualificados, os quais foram responsáveis de pecados e crimes gravíssimos, passiveis de juízo diante de Deus e dos tribunais?, continuou.

COMPATILHAR: