Depois de tanto tempo de espera e de expectativas, o Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos em Formiga no dia 10 de junho. Até o dia 8 de julho, ou seja, em pouco menos de um mês na cidade, o grupamento já havia atendido 134 ocorrências. Em dois meses de funcionamento, já passaram dos 415 casos.
De acordo com o primeiro sargento Laert Rodrigues Nogueira Júnior, que chefia a unidade, 30% das ocorrências são de incêndio em vegetação, no total de 119 até a manhã da última sexta-feira (13).
Os demais casos se dividem em prevenção, fiscalização, atendimento pré-hospitalar (APH), captura de animais e acidentes, sendo que, no caso de acidentes, eles atenderam até a manhã de sexta-feira passada 111 ocorrências.
O sargento Júnior ressalta que o número de ocorrências está acima do que ele esperava encontrar em Formiga. Segundo o comandante, o objetivo do trabalho do Corpo de Bombeiros é na área preventiva, como palestras, cursos e orientações. Na cidade, já ministraram palestras em Programas de Saúde da Família (PSF) e em escolas.
Sede e estrutura
A corporação está instalada provisoriamente na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) até que as instalações próprias, que estão em construção na rodovia MG-050 fiquem prontas.
Questionado sobre a conclusão da sede própria, o comandante do Corpo de Bombeiros em Formiga disse que a previsão para o término das obras era para este mês, mas vai demorar um pouco mais. A nova sede terá 1.490 metros quadrados de área construída e ele espera que seja inaugurada ainda este ano. Como vantagem de estar provisoriamente na sede do DER, o sargento Júnior destaca o atendimento mais rápido, pois, quando estiverem na MG-050, terão mais dificuldades para atenderem às ocorrências no centro da cidade e nos bairros.
Além de Formiga, o Corpo de Bombeiros atende às cidades de Arcos, Pimenta, Candeias, Pedra do Indaiá, Pains, Lagoa da Prata e Campo Belo.
O grupamento hoje conta com o efetivo de 22 bombeiros militares, sendo que mais quatro devem chegar nos próximos 15 dias. O Corpo de Bombeiros em Formiga dispõe de uma unidade de resgate, um caminhão tanque com 5 mil litros de água, uma viatura de combate a incêndio, uma camionete com material de desencarceramento e uma motocicleta para serviços administrativos. De acordo com o sargento Laert Nogueira Júnior, ainda está prevista a chegada de mais três viaturas.
Orientações aos moradores
O sargento Júnior alerta à população que o telefone 193 dos Bombeiros tem bina e que as ligações são gravadas. Ele salienta que trote é crime, portanto, as ligações de trote são enviadas para a polícia investigar a procedência.
Existe o 181, que é o Disque Denúncias, para qualquer tipo de irregularidade, seja em estabelecimento comercial, em residências, ruas ou outros lugares. Neste caso, a pessoa não precisa se identificar, basta passar as informações que o Corpo de Bombeiros faz a vistoria.

COMPATILHAR: