O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou nessa quinta-feira uma pesquisa que demonstra que a taxa de desocupação no país diminuiu em 0,5 percentual em relação a agosto (9,5%) e 1, 0 ponto percentual comparada a setembro de 2006 (10%).
O índice é o menor de 2007 e recuou um ponto percentual sobre setembro do ano passado, quando o indicador ficou em 10%. A taxa média de desocupação entre janeiro e setembro ficou em 9,7. É a menor para o período em toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2002. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira na Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE.
O rendimento médio real da população ocupada ficou em R$ 1.115, 00 em setembro, estável na comparação com o mês anterior, mas 2,5% maior que a renda média do mesmo mês de 2006. O rendimento familiar per capita cresceu 0, 7% em setembro, para R$ 706,00.
A notícia demonstra que o número de empregados no Brasil subiu e em Formiga, a realidade é melhor ainda de acordo com a pesquisa de Evolução do Emprego Por Nível Setorial divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. As informações demonstram que, analisando os números do Brasil com os do município de Formiga, o emprego nessa cidade mineira cresceu mais em todas as datas verificadas do que a média nacional.
A variação de emprego nas pesquisas foi a seguinte:

* Em setembro de 2007:

Brasil = 0, 86 %

Formiga 1,30%.

* De Janeiro a Setembro de 2007:

Brasil = 5, 81 %

Formiga = 6, 65 %

* Nos últimos doze meses:

Brasil = 5, 25 %

Formiga = 8, 89 %

As atividades que mais se destacam são a Construção Civil, a Extrativa Mineral e o Comércio. Para o prefeito Aluísio Veloso, o destaque de Formiga nas pesquisas é uma vitória e uma demonstração das realizações de uma das metas de seu plano de governo, que é a geração de empregos. Essa área recebe uma grande dedicação da Prefeitura, desde os meus primeiros dias de trabalho à frente do Poder Executivo e fico feliz por registro e reconhecimento público, que trouxe muitos benéficos para a comunidade e uma melhor qualidade de vida para a população, ressaltou Aluísio Veloso.

COMPATILHAR: