Uma equipe da Polícia Militar se deparou, na tarde desta terça-feira (18), com um homem ateando fogo em uma área de pastagem com vegetação nativa próxima ao bairro Jardim Florença, em Formiga.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para combater as chamas, nas proximidades de um imóvel urbano e nos lotes próximos.

Já a Polícia Ambiental conduziu o suspeito, de 31 anos, até a delegacia, onde foi lavrado o Auto de Infração referente ao crime ambiental.

O fogo atingiu uma extensão de aproximadamente 7 mil metros quadrados, em área mista de pastagem e presença de árvores nativas, causando danos à vegetação e cerca de delimitação do imóvel de propriedade particular.

De acordo com a infraestrutura de dados espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente E Recursos Hídricos (IDE-SISEMA), o local em questão está caracterizado como mata atlântica.

O indivíduo infringiu a legislação ambiental vigente, sendo lavrada a infração administrativa em conformidade ao Decreto Estadual 47.383/2018, a luz do artigo 112, anexo III, código 314, ficando a atividade de uso de fogo suspensa.

A Polícia Militar reforça que é crime colocar fogo em lotes, pastagens, matas e florestas.  Tal conduta é passiva de multa e de pena de prisão.

Ainda de acordo com a PM, a população deve ter mais consciência, pois os danos podem ser catastróficos para o meio ambiente, animais e propriedades próximas aos locais atingidos.

Fonte: Polícia Militar

COMPATILHAR: