A presidente Dilma Rousseff virou a ?rena do nariz vermelho?, personagem de histórias tradicionais de Natal, em uma sátira publicada pelo blog ?beyondbrics?, do jornal britânico ?Financial Times?. No ?conto?, a publicação faz piada com a economia brasileira e com as previsões do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
O texto começa com Papai Noel retirando ?Russolph, a rena brasileira? da equipe do trenó do Natal deste ano, substituída pelo líder chinês Xi Jinping.
?Seu nariz vermelho é o problema?, afirma o Papai Noel. ?Algumas crianças acham que você é socialista. Quem acredita em uma socialista para entregar os presentes??, diz ele.
Revoltada, ?Russolph? diz que não pode ser rebaixada, uma vez que tem o sexto maior chifre do mundo. É quando ?David Camerolph? (representando o primeiro-ministro britânico, David Cameron), lembra que ela perdeu a posição. ?Sinto muito, mas o nosso é [o maior do mundo]?, diz ele. (Depois de se tornar a sexta maior economia do mundo, o Brasil deve perder a posição, este ano, para o Reino Unido).
?Grandes notícias! No ano que vem seu chifre vai crescer um metro!?, diz então o personagem que satiriza o ministro Mantega, ?Guido, o duende vidente?, que diz saber isso porque ?colocou o dedo no ar?. ?Quer dizer, eu fiz um cálculo completo. Eu peguei previsões de todos os outros duendes e multipliquei por dois?, diz.
?Roussolph? se pergunta então porque não demite o ministro, ao que ele responde ?Porque a ?Economist? disse para você fazer isso?? ? no início de dezembro, a publicação, também britânica, sugeriu que Dilma deveria demitir Mantega, uma vez que o mercado havia perdido a confiança nas previsões do ministro.
Ao fim, a ?rena do nariz vermelho? se pergunta onde as coisas deram errado, e acaba salva pelo ?Draghi Mágico? (Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu), que promete mandá-la de volta à década de 1970, quando o Brasil era ?o futuro?.

COMPATILHAR: