O vírus da gripe Influenza já matou quase o dobro de pessoas no primeiro semestre deste ano se comparado a todos os registros de 2012. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1º), o secretário de Estado de saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza, informou que 88 óbitos foram confirmados em Minas Gerais. Destes, 73 foram pela H1N1. No ano passado foram 47 mortes.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), de janeiro até 31 de julho foram confirmados 391 casos de Influenza, sendo 329 de H1N1. No ano passado foram 189 registros. Em Belo Horizonte, até essa quarta-feira (31), dez pessoas morreram. Além disso, 236 casos estão aguardando confirmação e nove óbitos estão sendo investigados.
Durante a coletiva, o secretário reforçou a necessidade de iniciar o tratamento contra a doença o mais rápido possível. O Tamiflu, principal medicamento contra o vírus, deve ser prescrito assim que os primeiros sintomas forem detectados nos pacientes. Segundo a SES, no Sistema Único de Saúde (SUS) 2.835 leitos estão disponíveis para os casos mais graves da gripe. E nas unidades que não atendem ao SUS são 1.404.
Durante o encontro foi destacado, também, a necessidade da população adotar medidas de prevenção contra as doenças respiratórias, como lavar as mãos com água e sabão, quando tossir evitar o toque direto das mãos nas vias de transmissões, evitar aglomerações e locais fechados quando apresentar sintomas de resfriado, além de não compartilhar objetos, como pratos, talheres e copos em caso de gripe.

COMPATILHAR: