O Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), garante apoio aos produtores rurais que vem sofrendo com as fortes chuvas no Estado. Técnicos da empresa realizam levantamento nas regiões Central, parte do Sul de Minas, alguns municípios da bacia do Rio Doce, e principalmente na Zona da Mata, região mais atingida.
Nos municípios mais atingidos, a Emater-MG informa aos produtores as condições das estradas para o escoamento da produção. Outra orientação, é que os produtores que tiveram perdas entrem em contato com o Banco do Brasil para o ressarcimento, se comprovado o prejuízo, pois nesta semana, a diretoria da Emater se reuniu com a Gerência de Negociação do Banco do Brasil, solicitando apoio aos municípios e agricultores atingidos.
Dificuldades no escoamento da produção
A principal dificuldade enfrentada pelos produtores vem sendo o escoamento da produção de leite. Segundo a Emater, nos dez primeiros dias do ano, cerca de 15% da produção (540 mil litros) nas regiões deixaram de ser captados por problemas nas estradas, pontes e quedas de barreiras. A Empresa orienta os produtores no manejo do gado leiteiro para diminuir a queda de produção e também na reserva de alimentação volumosa (gado) para os períodos de muita chuva.
No caso da produção de hortaliças, de acordo com informações coletadas nas principais regiões produtoras e na Ceasa-MG, o volume de produção de hortaliças, em geral, ainda não sofreu grandes alterações quando comparado ao volume produzido no mesmo período do ano de 2011. Algumas hortaliças, como o tomate e as folhosas em geral, já se apresentam com pior aparência nas gôndolas. Devido às chuvas, a Emater-MG irá elaborar projetos emergenciais para combater o ataque de pragas e doenças.
Safra recorde, apesar das chuvas
Já em relação aos preços praticados no mercado atacadista, eles se mantém em patamares normais previstos para o período de entressafra. Quando se comparam os preços de algumas hortaliças como tomate e batata, os valores destes produtos no atacado estão no mesmo patamar de preços praticados no mesmo período de 2011. Há ainda produtos como a couve-flor, comercializados hoje num preço menor que o mesmo período de 2011.
Em relação à produção de grãos, os dados não indicam uma perda significativa na safra do Estado. Na terça-feira (10), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a safra em Minas Gerais deverá ser recorde, com uma colheita de 10,9 milhões de toneladas.

COMPATILHAR: