A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, orientou que os brasileiros que puderem deixem o país. Em uma publicação divulgada nas redes sociais, o governo recomenda que essas pessoas se desloquem por meios próprios para outros países ao oeste ucraniano “tão logo possível”. 

Os brasileiros que vivem nas regiões localizadas na margem esquerda do rio Dnipro, no Leste do país, que não puderem seguir viagem por meios próprios ou seguros, devem se deslocar para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo telefone +380 50 384 5484. “Solicita-se que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema. Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas pelo Telegram ou Facebook”, informou. 

Já para os brasileiros que moram em Kiev, a recomendação é não sair de casa, já que a capital está com grande movimentação de carros e pessoas, ocasionando engarrafamentos. 

“Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica”, conclui o comunicado. 

Em nota divulgada no fim da manhã desta quinta, o Ministério das Relações Exteriores informou que permanece aberta, com prioridade, desde o agravamento das tensões, à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros que estão na Ucrânia. 

A pasta pede que os brasileiros mantenham contato diário com a embaixada. O Itamaraty também disponibiliza um número de telefone de plantão consular para casos de emergência de brasileiros e seus familiares: +55 61 98260-0610. “Viagens à Ucrânia neste momento são fortemente desaconselhadas”. 

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: