Da Redação

A emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em Formiga está paralisada há meses e para quem tinha urgência para fazer o documento era necessário ir até a sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Divinópolis.

Antes da paralisação, o serviço era realizado na agência local do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os atendimentos eram feitos por meio de agendamento, e para fazê-lo os interessados precisavam chegar ao local ainda na madrugada de quarta para quinta-feira para pegar uma senha e serem informados sobre o dia que deveriam retornar à agência com a documentação exigida. Assim que os dados eram anotados, os mesmo eram enviados por meio de pendrives para o Ministério do Trabalho em Divinópolis, onde os dados eram revisados e algumas vezes estavam incompletos, o que atrasava ainda mais a entrega do documento ao cidadão.

A partir de segunda-feira (24), a situação deve mudar bastante, a começar pelo local. Os interessados em fazer o documento deverão comparecer à sede do Ministério do Trabalho de Formiga.

A aparelhagem para a realização do serviço foi instalada essa semana e já na segunda-feira, uma gerente do MTE de Divinópolis estará na cidade para treinar os funcionários de Formiga. A partir de agora, os dados do cidadão serão enviados imediatamente ao Ministério do Trabalho de Divinópolis, que só conclui o serviço quando todas as informações estão completas, o que deverá acelerar a entrega dos documentos.

O agente homologador do MTE de Formiga, Paulo José Frade afirmou que há uma grande possibilidade de que, em breve, as carteiras passem a ser confeccionadas no município, que seriam entregues de imediato. Ele falou ainda, que o serviço será prestado de segunda a sexta-feira. “Sabemos que há uma grande demanda reprimida para a confecção das carteiras. Por semana, estamos recebendo quase duzentas ligações de pessoas que precisam da primeira ou outras vias do documento, por isso vamos organizar as emissões e os agendamentos da melhor maneira possível, mas ainda não sei dar detalhes. O que posso garantir é que na segunda-feira próxima o serviço será retomado”.

Confira a documentação que precisa ser apresentada para a confecção do documento:

Para menores de idade:

Certidão de Nascimento; Identidade, CPF, comprovante de endereço, Título de Eleitor (se possuir) e foto 3×4.

Para maiores de idade:

Certidão de Nascimento ou Casamento; Identidade, CPF, comprovante de endereço, Título de Eleitor, Carteira de Motorista (se possuir) e foto 3×4.

A agência do Ministério do Trabalho de Formiga fica localizada à praça Rubens Dalariva, 21 no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Telefone/Fax: (037) 3322-2094

Serviço suspenso

A emissão das carteiras de trabalho ficou suspensa em Minas Gerais de 20 de junho a 4 de julho deste ano, quando o sistema foi atualizado. Antes disso, o serviço já não vinha sendo prestado em Formiga. Atualmente a CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integração nacional dos dados impedindo as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil e outros complementares como: endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizada e número do NIS/PIS.

COMPATILHAR: