Na semana passada, a reitoria do Centro Universitário de Formiga promoveu mais uma edição do ?Encontro com Calouros? para recepcionar os alunos ingressantes na instituição. Divididos por cursos, os novos acadêmicos se dirigiram ao Salão Nobre ?Eunézimo Lima? para conhecerem um pouco mais o funcionamento do Unifor.
O primeiro encontro ocorreu no dia 5, com os estudantes dos cursos de Fisioterapia, Estética e Enfermagem. No dia 6, participaram os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Curso Superior de Tecnologia em Marketing. Num segundo momento, estiveram presentes os acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Direito.
No dia 7, o evento foi direcionado aos calouros do curso de Medicina Veterinária. No mesmo dia, no período noturno, primeiramente se reuniram os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Pedagogia e Serviço Social. Encerrando o ciclo de encontros, ainda no dia 7, foi a vez dos novos universitários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Química.
Pronunciamentos
Ao chegarem ao Salão Nobre para o evento, os calouros receberam o Manual do Aluno 2013, um informativo sobre as Bolsas de Estudo oferecidas pelo Unifor e uma mensagem de boas-vindas.
O reitor do Centro Universitário, professor Marco Antonio de Sousa Leão, fez a abertura do encontro e, depois de saudar a todos, apresentou aos novos acadêmicos os dirigentes da instituição, os coordenadores de curso e os professores que acompanhavam as turmas.
Ainda seu pronunciamento, o reitor do Unifor falou da importância do ensino superior e fez os novos universitários refletirem sobre por que devem estudar. Também apresentou os benefícios da instituição, informou a respeito do seguro em caso de acidente pessoal e em relação ao uso da carteira estudantil. Ele apresentou a estrutura organizacional, que é composta pelo Conselho Universitário, Reitoria, Assessorias Educacional e Jurídica e departamentos de apoio ligados à reitoria, que são o Departamento de Comunicação Social e Cultural e o NAEC (Núcleo de Apoio ao Estudante).
A diretora geral de ensino, professora Inêidina Sobreira, passou diversas orientações para o melhor aproveitamento e rendimento da vida acadêmica. Apresentou os órgãos que atendem diretamente o aluno, que são a Coordenação Geral de Cursos, a Coordenação de Curso, a CAE (Central de Atendimento ao Estudante), o Núcleo de Estágios e o NAEC.
A diretora falou também sobre o papel da Secretaria Geral e da Comissão Própria de Avaliação. Ainda informou aos alunos sobre os procedimentos acadêmicos, como o acesso ao Portal do Aluno, rematrícula, frequência, rendimento escolar, prazos para requerimentos, direitos dos alunos, como participar dos órgãos colegiados, votar e participar do DCE (Diretório Central dos Estudantes), dentre outros assuntos de interesse dos alunos.
Os acadêmicos também ouviram o pronunciamento da coordenadora geral de cursos, Roberta Avelar Araújo Garcia, que se colocou à disposição dos alunos para ajudar-lhes no que for possível e os orientou a sempre que necessário procurarem a coordenação de seus cursos.

COMPATILHAR: