Diante das preocupações da comunidade internacional, frente aos desafios globais e as catástrofes naturais, das quais são submetida parte da humanidade, a cidade de Belo Horizonte sediará, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2010, o X Encontro Verde das Américas, o ?Greenmeeting?, ?Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável?. O fórum visa propor soluções para as principais questões sócio-ambientais e econômicas do Brasil, das Américas e do mundo.
O encontro, sem vínculo político-partidário e totalmente gratuito para o público participante, previamente credenciado, reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais, que entre outros acontecimentos se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2010.
Os participantes precisam contribuir para um banco de ideias, que possam ajudar a construir uma sociedade sustentável, mais justa, responsável e humana. A mensagem dos participantes poderá ser divulgada nos anais do encontro e contribuirá para a transcrição da Carta Verde das Américas 2010.
Participação gratuita, mediante credenciamento via site www.greenmeeting.org. Os participantes, mediante frequência, receberão certificado de participação.

Sobre o Encontro
O Greenmeeting conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos (OEA), de vários ministérios e órgãos do governo brasileiro e de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais, bem como com a presença de autoridades e diplomatas de vários continentes. É importante salientar que as ações do Greenmeeting têm refletido significativamente nos diversos segmentos de governos e sociedade, contribuindo para uma melhor postura e ações na gestão ambiental e no desenvolvimento sócio-econômico. Esse alcance se deve à participação de mais pessoas, cidadãos, instituições, Ongs e governos que se propõem a uma nova postura para o desenvolvimento sustentável e uma melhoria na qualidade de vida no planeta.
O encontro apresentará uma dinâmica objetiva, com palestras sobre assuntos atuais, polêmicos e necessários, ministradas por nomes com grande projeção nos assuntos propostos. A prioridade será para projetos, nacionais e internacionais, bem sucedidos e inovadores, que possam contribuir direta e indiretamente para o desenvolvimento e a solução dos problemas sócio-ambientais e econômicos do planeta.
Despertar a consciência ecológica e sócio-ambiental continua sendo um importante objetivo focalizado a partir dos temas expostos, debates e troca de informações e experiências, favorecida pelo encontro com pessoas de vários setores da vida pública e privada, envolvidas de uma forma ou de outra com as questões ambientais.
Além de contribuir nas discussões atuais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, a intenção é congregar esforços na busca de soluções para os diversos problemas sócio-ambientais, em prol de uma melhor qualidade de vida, para as gerações presentes e futuras.
O Prêmio Verde das Américas 2010, a ser entregue na abertura solene do encontro, será o resultado de observações e pesquisas de âmbito internacional, para homenagear personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta. Apenas uma personalidade ou instituição em cada categoria receberá o prêmio.

COMPATILHAR: