No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a abstenção registrada foi de 29%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No sábado (6) o índice ficou em 27%. A prova foi aplicada a cerca de 3,3 milhões de candidatos em 1,6 mil municípios.
O estado com maior número de faltosos à prova desse domingo foi em Roraima, onde 35,6% dos inscritos não compareceram. Em seguida, vêm o Distrito Federal (34,46%) e São Paulo (33,16%).
Em Minas Gerais, no primeiro dia do Enem, a abstenção foi de 25,76% e no domingo foi de 28,35%.
No ano passado, quando o exame foi adiado por dois meses em função do roubo das provas, o percentual de faltosos foi superior a 40%.
No sábado, os alunos fizeram prova de ciências da natureza e humanas. Nesse domingo, os alunos foram avaliados em matemática e linguagens e códigos. Também fizeram a redação, cujo tema foi trabalho e dignidade.

O estudante que realizou as provas pode concorrer a uma das 83 mil vagas em universidades públicas, além do Programa Universidade Para Todos (Prouni) que, em média, tem oferecido 100 mil bolsas a cada processo seletivo.
Os cadernos de prova estarão disponíveis para consulta nesta segunda-feira (8). Na terça-feira (9), sairá o gabarito oficial, às 18h. Em seguida, na quarta-feira (10), estará aberta uma página no sistema de acompanhamento do Enem para que os alunos que se sentiram prejudicados pela troca de cabeçalhos no cartão-resposta ? ocorrida na prova de sábado ? entrem com requerimento, no caso de terem preenchido o cartão de forma inversa à ordem das questões. O sistema ficará disponível até o dia 16.
?Nenhum estudante será prejudicado? , garantiu Neto em relação à troca do cabeçalho e aos erros gráficos em alguns cadernos de prova da cor amarela. Sobre estes, o presidente do Inep informou que será feito um levantamento do problema, para que seja dada a melhor solução aos candidatos.

Alunos prejudicados pela prova amarela poderão ter nova chance

O presidente do Inep, professor Joaquim José Soares Neto, confirmou em Brasília, que os alunos eventualmente prejudicados por falhas de impressão no caderno amarelo das questões do Enem 2010 poderão ter uma nova chance.
O professor Neto reafirmou que nenhum candidato será prejudicado. E que, portanto, caso fique comprovado que estes estudantes tiveram seu direito afetado, no limite, poderão refazer a prova.
Segundo dados do Inep, um lote inferior a 1% do total das provas do caderno amarelo apresentou problemas de impressão. Deste total, a grande maioria dos estudantes recebeu um novo exemplar do caderno de questões. Uma minoria deixou de ter o caderno substituído ou se recusou a substituir a prova.
O Inep deverá receber nos próximos dias os relatórios de aplicação das provas, de todos os locais. Vai analisar caso a caso o ocorrido. E, ficando comprovado que o direito dos estudantes foi prejudicado, estudará uma forma de reaplicar a prova.

COMPATILHAR: