A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde de segunda-feira (20), uma reunião com todos os enfermeiros coordenadores de Posto de Saúde de Formiga (PSF?s) para tratar do plano de preparação para resposta a doença chikungunya.
O objetivo é treinar e capacitar os funcionários dos postos de saúde para identificar possíveis casos da doença e traçar medidas de combate e prevenção à chikungunya.
Chikungunya é uma doença cauda pelo vírus do gênero Alphavirus e transmitida pelo mosquito do gênero Aedes, sendo o Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da doença Chikungunya são: febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema, que costumam durar de três a dez dias. Sua letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, é rara, sendo menos frequente do que nos casos de dengue.
?Temos de evitar que o vírus se espalhe. Pedimos à população para se conscientizar. As medidas são as mesmas do combate à dengue, ou seja, colocar areias nos pratos de plantações, verificar se as calhas não estão entupidas, não deixar água parada, tapar as caixas d?água, etc. Temos de nos preparar também para novos casos, pois especialistas dizem que a doença veio para ficar?, comentou a secretária adjunta municipal de Saúde, Maiára Freitas.
Tratamento
Até o momento, não há nenhum tratamento específico para a doença chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para febre e para dores articulares. Não é recomendado usar o Ácido Acetil Salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

COMPATILHAR: