A próxima fase do Jemg acontece aqui, a partir do próximo dia 28 de junho, e se depender da modalidade Xadrez, Formiga vai alcançar novamente um resultado muito expressivo.
A equipe formiguense de Xadrez está treinando na sede do colégio Anglo, às terças e quintas, sob coordenação voluntária do Professor Alex Arouca, que é o responsável pela disciplina no Anglo de Formiga. O colégio, através de sua diretora Layla Zorkot, dá total apoio à equipe formiguense de xadrez. Além de ter disponibilizado o espaço físico da escola, oferece toda a estrutura para os treinamentos, com tabuleiros e peças oficiais, relógio de xadrez, tabuleiro vertical, e sala de vídeo.
Os alunos que estão frequentes os treinos representam várias escolas da cidade:

Módulo I feminino:
Júlia Angeli da Silva Anglo
Elisa Machado Souza Polivalente

Módulo I masculino:
Ludwig Monteiro A. Arouca Anglo
Richard Jśnio Teixeira E.M. Miralda Carvalho
Leone Alves da Silva E.M. Arlindo de Melo

Módulo II feminino:
Lirlaine C.Vaz de Oliveira Polivalente
Mariana Ribeiro Teixeira Anglo
Luis Felipe V. de Lima Anglo

O treinamento acontece em forma de estudos de aberturas, temas táticos, estratégias e finais. Durante os treinos os alunos têm também a oportunidade de assistirem a vídeos, e filmes sobre xadrez.
Diversas pessoas de Formiga, que jogam xadrez, estão sendo convidadas para atividades com os alunos atletas formiguenses. Na terça feira (dia 15 de junho) foi a vez do Professor Marlos Machado, e na quinta foi a vez do Dr. Dirceu B. Fonseca. Os convidados jogaram com os alunos enxadristas em sistema de ?simultânea?, onde um jogador joga com vários outros, simultaneamente, cada um tabuleiro. Ambos tiveram boa impressão da equipe formiguense, dizendo que os alunos estão com um jogo muito desenvolvido, dentro do que se espera para essa idade. O professor Marlos deu dicas de competição aos enxadristas, que enfrentarão competidores muito fortes na próxima fase do JEMG, e o Dr. Dirceu deixou uma apostila de Xadrez para a equipe.
Para o próximo sábado (dia 26), está sendo programado um intercâmbio com a cidade de Itaúna, onde os alunos, acompanhados pelo treinador voluntário da equipe, irão àquela cidade para fazerem partidas amistosas contra enxadristas de lá, como parte do treinamento. Itaúna foi escolhida para o intercâmbio por ter fama comprovada neste esporte, inclusive tendo o bi-campeão brasileiro de xadrez escolar, Caíque Melo Reda, e por pertencer à outra região do JEMG, e por isso não ser adversária de Formiga nesta fase dos jogos. Os contatos são feitos pelo professor Alex com o próprio pai do bi-campeão, Marco Antônio.

COMPATILHAR: