Alguns servidores municipais das Equipes de Saúde Bucal e dentistas estiveram na Câmara Municipal, durante a reunião ordinária de segunda-feira (23) e explicaram a realidade e a necessidade de valorização das classes.
Os servidores foram representados pelo dentista Ricardo Ávila de Paiva e pela assessora jurídica, Fernanda Viana, que reivindicaram melhorias e a valorização do piso odontológico e dos profissionais da Saúde Bucal.
Ricardo pediu apoio para que eles possam ter mais motivação para trabalhar. “A saúde começa pela boca e saúde bucal de qualidade só se consegue com uma equipe motivada e valorizada. O piso salarial da odontologia deve ser instituído. Cirurgiões-dentistas, ASB’s e THD’s merecem uma remuneração digna”.
O dentista ainda destacou como a classe odontológica e as equipes de saúde bucal também fizeram a diferença no período da pandemia.
Ele contou que a luta é nacional, e já está em tramitação o piso da classe odontológica, no Senado, na Câmara dos Deputados, Federal e Estadual.
“Para a esfera municipal, contamos com o apoio da Prefeitura e também do Poder Legislativo. Temos a certeza que nossa união irá sensibilizar todos vocês, em especial esta Casa que pode e muito nos ajudar. No Brasil, outros municípios conseguiram mudar e receber o piso por meio do Poder Legislativo, e nós contamos com vocês”, comentou Ricardo.
O dentista explicou como é o salário deles. “Atualmente, em Formiga, no edital, se paga para os dentistas menos que três salários mínimos para 40 horas semanais de trabalho e o piso reivindicado por nós seria igual à Lei: três salários mínimos para 20 horas semanais de trabalho e para as ASB’s e THD’s que hoje está em um salário a reivindicação é para dois salários”.
Ricardo agradeceu aos vereadores pelo espaço e também a participação dos colegas e o apoio da assessora Jurídica do CROMG, Fernanda Viana, que também falou um pouco dos direitos da classe durante a reunião.
Fonte: Câmara Municipal