Com a finalidade de amplificar as ações do tratamento aos fumantes, a Secretaria de Saúde realizou na quinta-feira e nesta sexta-feira (4 e 5), no Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem), um treinamento intensivo sobre o tabagismo. Todas as equipes dos postos de saúde de Formiga participaram desse evento.

O objetivo é capacitar as equipes para promover ações para tratamento do tabagismo. ?Um dos temas abordados no treinamento é mostrar para os pacientes que o tabagismo é um fator de risco de câncer. A meta é estimular e motivar a população a adotar práticas saudáveis?, comentou a diretora de Atenção Primária, Berenice Penha.

O treinamento foi ministrado pela palestrante Fabiana Casalle; pelo médico Ronan Rodrigues; pela psicóloga do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Josiane Aparecida Messias Fernandes; pelas nutricionistas Brenda Pimentel e Lisiane de Sá Batista; e pelo coordenador de Farmácia, Tiago Oliveira. O público-alvo foi composto por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

?Ações devem ser feitas na tentativa de diminuição do índice de fumantes. Está sendo válido. Temos de repassar informações, gerando conhecimentos. Essa atividade facilitou no aprendizado de como captar usuários e criar estratégias de prevenção antitabaco?, disse o coordenador Tiago Oliveira.

COMPATILHAR: