A implantação do ERP teve início nesta semana no IFMG campus Formiga. Um sistema de gestão integrada que irá conectar os departamentos entre si e os campi à reitoria. Esta implantação faz parte de diversas ações do Projeto Conecta IFMG, que começou a ser idealizado no ano de 2009.
O Projeto Conecta IFMG é um projeto de integração de pessoas, sistemas e setores que está ganhando forma e começou a ser implantado em 2011, no campus Congonhas. O Conecta IFMG culminará na consolidação de um Enterprise Resource Planning (ERP) ? ou seja, Sistema de Gestão Integrada ? um projeto longo que propõe a profissionalização da gestão por meio da padronização de processos em todo o IFMG além da adoção de um completo software de apoio.
Com este sistema, a rotina de vários setores passará por mudanças, tanto na forma como as informações são processadas, como na maneira como elas aparecem na tela do computador. Para facilitar o mapeamento dos processos, as áreas acadêmicas foram divididas em módulos:
Educacional, que inclui Processo Seletivo, Controle e Registro Acadêmico, Biblioteca e Pesquisa e Extensão;
Administrativo, o qual integram os setores de Compras, Contratos, Financeiro, Patrimônio e Almoxarifado, Controle de Veículos, Planejamento, Orçamento e Contabilidade;
Gestão de Pessoas: Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Medicina e Segurança no Trabalho, Cargos e Salários e Ponto Eletrônico;
Controle:Gerador de Relatórios; Work Flow (fluxo de trabalho), Business Inteligence, CRM.
No campus Formiga, o primeiro setor a fazer a migração para o sistema ERP, será a secretaria. O trabalho será implantado de forma acompanhada: a empresa Totvs, desenvolvedora do sistema, executa a implantação e as equipes de TI do IFMG acompanham o trabalho. De acordo com informações da responsável do setor de Registro e Controle Acadêmico do Campus Formiga, a servidora Elaine Belo Veloso da Silva, as atividades já estão avançadas, como por exemplo, alguns cadastros já realizados.
Mudanças
As mudanças irão acontecer gradativamente e, em breve, os alunos poderão acessar e perceber as melhorias nos processos que tratam de fluxo de informação, emissão e trâmites de documentos, além de nova interface na área de acesso dos alunos, que será um Portal do Aluno denominado ?Meu IFMG?. De forma completa, o estudante poderá acompanhar suas notas, faltas, horários, solicitar serviços via internet, interagir com os professores, além de ter um espaço no qual poderá enviar trabalhos, baixar apostilas, entre outros.

Mudanças também serão feitas nos setores Administrativos e de Gestão de Pessoas. Ferramentas para controlar, gerir e integrar informações estão sendo pensadas, porém irão acontecer de forma gradativa. O processo de implantação em todo o IFMG está previsto para acontecer dentro de quatro anos, portanto, diversas mudanças ainda estão por vir.

COMPATILHAR: