Neste ano, os alunos da Escola Municipal Benedita Gomide Leite contarão com a Rádio Estação Benedita. Trata-se de um projeto pedagógico idealizado em 2009, de autoria do professor de educação musical, Alex Arouca. A ideia foi bem aceita pela Secretaria Municipal de Educação, e a prefeitura adquiriu o equipamento necessário, que foi instalado na escola no início do ano letivo.
O projeto
O Projeto Rádio Escola proposto para a Escola Municipal Benedita Gomide Leite foi embasado no Programa de Metas proposto para a cidade de Formiga pela atual administração. O Eixo 4.1. ?Qualidade na Gestão Pública?, sub-ítem ?Comunicação Interna e Popular?, programa ?Comunicação Popular? tem como uma de suas ações, a produção de rádio.
O objetivo é abordar a relevância da comunicação na escola moderna, que não pode mais desconsiderar ou ignorar a presença das mídias no cotidiano do educando. Elas se apresentam ao aluno sem paredes, e são atraentes, agradáveis, envolventes, sedutoras e incondicionais, pois nada exigem de seu usuário, trazendo assim, a necessidade da escola repensar o seu papel educativo frente às tecnologias de comunicação.
A rádio na Escola Benedita
Segundo informou o professor, Alex Arouca, a Rádio na Escola Municipal Benedita Gomide Leite terá seu funcionamento diário em horários específicos, nos intervalos de recreio e almoço da Escola, que funciona em regime de tempo integral, e por isso tem grande potencial de tempo para uma programação radiofônica, perfazendo um total de 1h50 por dia.
?O objetivo principal da programação radiofônica no estabelecimento de ensino será a divulgação das atividades escolares, bem como o estudo da linguagem e leitura do rádio. Os alunos do 5º ano do Ciclo Complementar do Ensino fundamental, sob orientação da equipe pedagógica da Escola, serão os produtores da programação?, disse.
O nome
Alex Arouca ressaltou como foi realizado o processo de escolha do nome da rádio. ?A administração da escola recolheu sugestões de nomes com a comunidade escolar, onde foram ouvidos alunos, professores e profissionais da escola, além de outros colaboradores. Dentro da lista de sugestões, a equipe pedagógica escolheu quatro nomes que foram apresentados aos alunos. Estes escolheram o nome de sua rádio, através de uma eleição, e com 55% dos votos (71 votos) o nome vencedor foi Rádio Estação Benedita?.
Programação para toda a cidade
Está sendo estudada a ampliação do projeto junto a uma rádio local, no sentido de levar a programação da Estação Benedita para todo o município de Formiga. Por meio de um horário semanal, um dos programas da grade de programação da Rádio Escola poderá ser gravado, e veiculado para toda a cidade por esta rádio.
Visitando estúdios
Os alunos do 5º ano do Ciclo Complementar do Ensino fundamental, que serão os responsáveis pela produção dos programas da Rádio Estação Benedita, estão passando por um treinamento para adquirirem o conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades.
?Uma das ações foi uma visita a estúdios de rádio da cidade que aconteceu no dia 25 de fevereiro. Os alunos, acompanhados de seus professores, conheceram os estúdios da 93 FM, Rádio Difusora AM e Líder FM. Na oportunidade as crianças puderam conversar com os profissionais destas emissoras que contribuíram para a formação do conhecimento sobre o funcionamento de uma rádio?, contou Alex Arouca.
Na oportunidade, os alunos também visitaram os estúdios da TV Oeste, onde tiveram diversas informações pertinentes ao jornalismo de uma forma geral, tendo assim ampliado seus horizontes sobre comunicação.
O professor de Educação Musical, Alex Arouca, ressaltou a importância da rádio na escola. ?A interatividade deve sempre acontecer entre alunos e professores, e isso será de grande importância na programação da rádio escola. Ela vai levar o aluno a desenvolver a reflexão sobre a linguagem e a programação radiofônica, principalmente sendo ele, o emissor e o receptor. Analisando o processo da produção radiofônica, o educando poderá compreender também a linguagem e o processo de bens simbólicos, e assim ter um grande crescimento social e cultural?, completou.

COMPATILHAR: