Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, foi instituída em 2008 a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
A Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. O tema deste ano é O Lugar onde vivo. Ao desenvolver os textos, os alunos resgatam histórias, aprofundam o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O concurso é realizado em quatro etapas: municipal, regional, estadual e nacional.
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes fez a adesão do município e os professores das escolas públicas fizeram suas inscrições. Em Formiga, três escolas estaduais e 12 escolas municipais estão participando da edição 2010 da Olimpíada de Português.
A primeira etapa ocorreu nos próprios estabelecimentos de ensino. Cada instituição de ensino formou uma Comissão Escolar que escolheu o melhor texto de cada categoria e enviou para a comissão julgadora municipal que é responsável pela seleção dos textos que representarão Formiga na etapa estadual.
A comissão deve enviar os textos selecionados até o dia 3 de setembro à comissão organizadora do concurso.
A Olimpíada é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Confira a premiação de cada etapa
Etapa estadual
Prêmios para professores e seus alunos autores dos 500 textos finalistas
selecionados:
Professor: medalha e livros;
Aluno: medalha e livros.
Etapa regional
Prêmios para professores e seus alunos autores dos 152 textos selecionados:
Professor: medalha e aparelho de som portátil;
Aluno: medalha e aparelho de som portátil;
Escola: placa de homenagem.
Etapa nacional
Prêmios para professores e seus alunos autores dos 20 textos selecionados:
Professor: medalha, microcomputador e impressora;
Aluno: medalha, microcomputador e impressora;
Escola: 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.
Relato de Prática
Os professores autores dos 28 relatos de prática selecionados na etapa regional receberão um aparelho de DVD.
Escolas participantes:
1-Cemei -Professor José Juvêncio Fernandes
2-E.M.Haydée Garcia Guersoni
3-E.E. José Bernardes de Faria
4-E.E.Professor Joaquim Rodarte
5-E.E.Professor Tonico Leite
6-E.M.Angelita Gomes Pereira
7-E.M.Benedita Gomide Leite
8-E.M.Centro de Atenção Integral a Criança
9-E.M.Florêncio Rodrigues Nunes
10-E.M.José Antônio do Couto
11-E.m.José Honorato de Castro
12-E.M.José João de Melo
13-E.M.Miralda da Silva Carvalho
14-E.M.Paulo Barbosa
15-E.M.Professor Franklin de Carvalho
Comentários