As escolas vão começar 2011 em novo ritmo, o ensino de música passará a ser obrigatório em todas as instituições públicas e particulares do país. Em Formiga, ainda não há uma previsão para o início das aulas de música na rede municipal de ensino. De acordo com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes, está sendo feito um estudo sobre o assunto.
Segundo o professor de educação musical da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, Alex Arouca, nas escolas de tempo integral da Prefeitura já são ofertadas aulas de música e em algumas escolas particulares, outras estão se preparando para atender à legislação.
A implantação da disciplina é em cumprimento à lei federal 11.769, sancionada em agosto de 2008 e que concede um prazo de até três anos para a implantação do ensino da música nas escolas públicas e particulares. O objetivo é despertar o gosto dos estudantes pela cultura, estimular a criatividade e relevar talentos. Para se ter uma ideia, Minas têm apenas um professor formado em artes para cada 2,2 mil alunos do ensino fundamental.
No ensino médio, cada educador com formação artística teria de se desdobrar para ensinar 1.090 estudantes, segundo o último Censo Escolar. Percebe-se uma tamanha falta de estrutura e de preparo, por isso as escolas estão tendo dificuldades em contratar professores para o ensino da musica, como resultado, é baixo o percentual de instituições de ensino que já estão em sintonia com a lei e já oferecem aulas de música a crianças e adolescentes.
Neste mês, seis formiguenses se formaram em licenciatura em música pela Universidade de Três Corações (Unincor), o que pode contribuir com a demanda de professores para atender à demanda das escolas no município.

COMPATILHAR: