Mineiros e gaúchos disputaram a final do Concurso OTEC de Eficiência Energética para Edifícios Existentes, sobre otimização energética do prédio do Ibope. A premiação foi concedida ao melhor projeto de solução de eficiência de energia para o edifício do Ibope, na Alameda Santos, em São Paulo.
Orgulhoso da filha Ana Carolina de Oliveira Veloso, o prefeito Aluísio Veloso conta que participaram do concurso diversos escritórios de arquitetura e foram escolhidos três projetos, sendo dois de Belo Horizonte e um do Rio Grande do Sul, dentre eles o de Ana Carolina. O escritório da formiguense chama-se Ares – Arquitetura Sustentável. Ela trabalha com mais duas arquitetas, três estagiários e um engenheiro.
Em 2009, Ana Carolina também venceu o concurso nacional de eficiência enérgica em edificações, promovido pelo Programa Nacional de Conservação e Energia (Procel) e também foi a vencedora do projeto de construção do Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Formiga). A formiguense também teve um estudo científico publicado em livro de Portugal.

O concurso para a sede do Ibope
O objetivo do concurso foi propor soluções que equacionem a busca por eficiência energética na operação do prédio e o resgate histórico do projeto, criado por um dos ícones da arquitetura brasileira, Rino Levi.
Cinco jurados se reuniram no dia 14 de março para selecionar três projetos. Dois deles de equipes de Belo Horizonte (MG). Um grupo foi coordenado pela engenheira Patricia Bittencourt de Faria Vasconcellos e conta com a participação da engenheira Luciana Maron Ferreira e dos arquitetos Silvio Romero Motta e Adalgisa Lacerda Mesquita
A outra equipe mineira teve a coordenação da arquiteta Iraci Miranda Pereira com as também arquitetas Ana Carolina de Oliveira Veloso, Camila Carvalho Ferreira, Marcela Alvares Maciel, Paula Rocha Leite, com a estudante de arquitetura Carla Patrícia Santos Soares e com o engenheiro Flávio Henrique de Menezes.
De Porto Alegre (RS), a terceira equipe que disputou a final foi coordenada pelo engenheiro Paulo Otto Beyer e composta pelos arquitetos Fernando Ernesto Pasquali, Anna Maria Hennes e Clarissa Sartori Ziebell.
Todas as equipes participantes deveriam ser constituídas por, pelo menos, um arquiteto e um engenheiro, exigência para incentivar o trabalho integrado e multidisciplinar, marca da sustentabilidade.
O trabalho vencedor foi anunciado no evento de premiação ontem, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Os projetos classificados foram expostos durante o evento. O vencedor, além do prêmio no valor de R$ 50 mil, pode ser contratado pelo proprietário do edifício, em parceria com o Ibope, para desenvolver o projeto.

O Ibope
Multinacional brasileira de capital privado, o Ibope é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina. Há 68 anos fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado.
O Ibope é a única empresa latino-americana a figurar no ranking norte-americano das 25 maiores organizações globais de pesquisa (Honomichl Top 25 Global Research Organizations). O Grupo Ibope é composto por três grandes negócios: Ibope Media, Ibope Inteligência E Ibope Educação, além de algumas parcerias estratégicas.

Outro prêmio recebido por Ana Carolina
A arquiteta Ana Carolina Veloso, disputou em 2009 o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, sendo a vencedora da premiação, que contou com vários projetos de todo o Brasil. O prêmio é realizado anualmente pelas estatais Eletrobrás, no âmbito do Programa Nacional de Conservação e Energia (Procel) e da Petrobrás, dentro do Programa Nacional de Conservação do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural (Conpet).
O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, além de diretores da Eletrobrás, e da Petrobrás entregaram o prêmio a Ana Carolina Veloso e aos demais premiados. A premiação ocorreu no dia 26 de novembro, no salão de convenções do Hotel Nacional, em Brasília.
A formiguense concorreu com o Projeto Final de Graduação pela Escola de Arquitetura da UFMG: Fundição da Cultura – Escola de Teatro, Dança e Música de Formiga – MG, que abrigará a Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel) e o Centro Municipal de Teatro (Cemute).

COMPATILHAR: