O trabalhador mineiro que busca uma oportunidade de emprego e não tem qualificação profissional pode recorrer aos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O governo de Minas, por meio do Projeto Usina do Trabalho, oferece 9 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional, em todas as regiões do Estado. Só em Belo Horizonte, são mais de 1.400 vagas. Este projeto visa garantir a qualidade de vida de comunidades carentes e inserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho.
As inscrições vão até a próxima sexta-feira (6), nos 108 postos do Sine. Serão 120 municípios beneficiados com vários cursos: mecânico de motos, açougueiro, cozinheira, pedreiro, eletricista, operador de caixa, excelência no atendimento ao turista. A duração dos cursos varia de 20 a 240 horas e os alunos vão ganhar auxílio alimentação e transporte.
Para fazer a inscrição, é necessário apresentar a carteira de identidade e ter, no mínimo, 16 anos. O candidato que tiver carteira de trabalho e CPF deve levá-los para fazer o cadastro e participar da intermediação de mão de obra. Os interessados podem acessar o portal do Sine para verificar os endereços de todas as unidades.
Sine Formiga
Em Formiga, os cursos de qualificação profissional ainda não estão disponíveis. Segundo o chefe de Departamento de Indústria e Comércio, Carlyle Garcia Ribeiro, desde janeiro foi feita uma solicitação à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), para a implantação de cursos. Até o momento, nós do departamento não fomos comunicados enquanto à implantação de novos cursos. Normalmente no interior, não se tem uma projeção exata com relação a esta medida do Estado , afirma.

COMPATILHAR: