A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Urbano (Sedru), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros realizam, nesta segunda (29) e terça-feira (30), em Belo Horizonte, oficinas de trabalho com representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). O objetivo é informar aos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte sobre os recursos disponíveis para prestar auxílio à população. Também haverá orientação sobre como serão feitos os trabalhos do Plano de Prevenção de Defesa Civil para o período de chuvas, que se estende até abril de 2011.
A Sedru contratou uma consultoria de geólogos e engenheiros que darão suporte técnico aos municípios. As reuniões serão realizadas no auditório da Sedru (rua Bernardo Guimarães, 2.640, bairro Santo Agostinho), a partir de 14h. Segundo o capitão Anderson de Oliveira, da Cedec, a consultoria contratada pela Sedru vai transmitir informações técnicas importantes sobre as condições do solo e como ler as previsões meteorológicas. ?É fundamental para os integrantes das coordenadorias municipais saberem avaliar, por exemplo, o que significa a extensão de milímetros de chuvas previstos?, afirmou.
O capitão Anderson reforça ainda que os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) são um instrumento que visa dotar as equipes técnicas municipais de formas de ação para reduzir as possibilidades de perdas humanas decorrentes de desastres relacionados à chuva. ?Sua concepção baseia-se na possibilidade de serem tomadas medidas que antecedem à deflagração de deslizamentos e inundações, a partir da previsão de condições favoráveis, por meio de acompanhamentos técnicos pré-definidos?, completou.

Visitas técnicas
Nos dias 1º e 2 de dezembro serão realizadas visitas técnicas aos municípios de Vespasiano, Sabará, Raposos e Caeté, quando a consultoria contratada pela Sedru, a Cedec e o Corpo de Bombeiros farão uma avaliação da estrutura e da capacidade de execução das ações de prevenção dos municípios, além da seleção de áreas com prioridade de monitoramento intensivo da chuva.
No dia 1º de dezembro, as visitas técnicas serão realizadas de 8h30 às 17h, em Vespasiano e Sabará, e no dia 2, nos municípios de Raposos e Caeté, no mesmo horário.

COMPATILHAR: