A vitória do Cruzeiro sobre o Fluminense no último domingo (10), no Parque do Sabiá, por 1 a 0, veio na hora certa para o time celeste. Além de ultrapassar o Tricolor e assumir a liderança isolada do campeonato, o clube aumentou significativamente suas chances de sagrar-se campeão brasileiro.
A nove rodadas do término da competição, os matemáticos chegam a afirmar que a probabilidade de o Cruzeiro chegar ao título é de 57,2%, enquanto a do Flu é de 15,7%. Os números são do departamento de matemática da UFMG. A mesma fonte aponta o clube celeste com 97,3% de chance de se classificar para a Copa Libertadores de 2011.
O professor gaúcho Tristão Garcia vê o campeonato mais equilibrado. Seus cálculos colocam o Cruzeiro com 49% de chance de ser campeão, contra 28% do Fluminense. O Corinthians tem 10% de chance e o Interncional alimenta as esperanças com 6%.
Nem todos os matemáticos, porém, apontam o clube celeste como favorito ao título. O site Chance de Gol coloca o Fluminense com 35,6% de probabilidade de ser o campeão, enquanto o Cruzeiro tem 34,9% e o Corinthians 15,5%. O curioso é que o mesmo site aponta o clube celeste com chances maiores de se classificar para a Libertadores do que o Fluminense: 93,4% a 93,1%.

COMPATILHAR: