A estudante Karina Pereira Carvalho, do 6º período do curso de licenciatura em matemática do Campus Formiga, foi agraciada com menção honrosa na categoria ?Estudante de Graduação? no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2013 promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O trabalho do professor Niltom Vieira também recebeu menção honrosa na categoria ?Jovem Pesquisador?.
Sua pesquisa, que contou com a orientação dos professores Niltom Vieira Junior e Márcio Pironel, propôs uma nova concepção para avaliação educacional ao analisar o desempenho de estudantes de matemática mediante três perspectivas: avaliações contínuas, avaliações tradicionais e avaliações informatizadas mediante o uso de modelos probabilísticos baseados em Teoria de Resposta ao Item. Segundo a autora, ?os resultados apontam que medidas contínuas de aprendizagem, realizadas com suporte computacional e matemático podem promover melhorias consideráveis no campo da avaliação educacional?.
Na pesquisa do professor Niltom são apresentados resultados de validação matemática em um teste de identificação de padrões comportamentais e estilos de aprendizagem. Aliado ao teste foram apresentadas evidências, mediante o cruzamento de dados de centenas de estudantes, de que intervenções adaptadas aos estilos identificados, exercem influência direta na relação ensino-aprendizagem.
Segundo o autor, melhorias matemáticas nesse teste de identificação têm sido realizadas pelo seu grupo de pesquisa nos últimos 5 anos e, atualmente, possuem um banco de dados com amostras de aproximadamente 1.500 estudantes, o que permite identificar correlações importantes entre as variáveis comportamentais envolvidas.
O prêmio
O prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia elege os dois melhores trabalhos, em cada categoria, onde concorrem pesquisadores de todos os países associados: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Estes trabalhos serão, posteriormente, publicados em um livro editado pela organização do evento.
No ano de 2013, o prêmio abordou o tema ?Educação para a Ciência?, sendo sua cerimônia de premiação realizada na cidade de Caracas (Venezuela) no dia 8 de novembro de 2013. A premiação foi entregue pelo ministro de Ciência e Tecnologia do governo venezuelano, Manuel Fernandéz. Além da Unesco, outros importantes órgãos de ciência e tecnologia do Mercosul promovem o evento.
Pelo Brasil, fazem parte da organização o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

COMPATILHAR: