Alunos do IFMG, campus Bambuí, mais uma vez conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Neste ano, foi realizada a 5ª edição.

O instituto de Bambuí levou uma medalha de ouro, duas de pratas e duas de bronze. Neste ano, o aluno André Rosco e obteve a segunda melhor nota individual entre todos os participantes na fase presencial.

O aluno parabenizou todos os professores que acreditaram no curso Técnico em Agropecuária, em especial ao professor Ivan Vieira, que participou efetivamente na competição. “Agradeço ao Instituto Federal Campus Bambuí pela preparação e incentivo. Essa classificação abriu minha mente para a busca de novas conquistas, aumentando minha autoestima como estudante”.

Mais do que medalhas e troféus, a participação dos alunos é de extrema importância para os mesmos. Eles têm a oportunidade de interagir com estudantes de diversas partes do país, vivenciar diferentes experiências e trazê-las na bagagem para compartilhar com os demais colegas, estimulando-os a se empenharem para participarem em uma edição futura. Para o corpo docente do campus, é estimulante ver o bom desempenho dos alunos e os expressivos resultados obtidos, fruto de árduo trabalho e dedicação desempenhados.

A OBAP

A OBAP é uma competição científica nacional, destacando-se por ser a única olimpíada científica organizada por uma instituição Federal de Ensino (IF Sul de Minas), e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conta com o apoio do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais, entre outros parceiros.

Destinada aos alunos dos cursos do Eixo Tecnológico de todo Brasil, a citar os técnicos em: Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio e demais, seja na modalidade do ensino médio integrado ou concomitante e também concorrem em outra categoria os alunos do ensino técnico subsequente.

 

A olimpíada é uma excelente oportunidade para estudantes conhecerem, de modo mais profundo, a área da agropecuária, lidando com problemas instigantes e envolventes, por meio da aplicação de conhecimentos técnico-científicos. A competição busca despertar o interesse pelo trabalho em equipe, bem como estimular o ingresso desses participantes na pesquisa e inovação. Além disso, os alunos que obtiveram melhor desempenho, serão selecionados para compor a equipe que irá representar o Brasil na International Earth Science Olympiad – IESO (Olimpíada Internacional de Ciências da Terra). 

Redação do Jornal Nova Imprensa

Comentários