Aprimorar o conhecimento, ter contato com novas culturas e falar uma língua diferente. É cada vez maior o número de estudantes que apostam na estadia em outros países para ingressar no mercado de trabalho.
Eles criaram coragem, deixaram a família e descobriram um mundo novo. Os estudantes Larissa Zei e João Victor Gonçalves foram para os Estados Unidos. Já Maren Heckel veio da Alemanha. Todos são estudantes de intercâmbio e, segundo eles, durante o tempo fora aprenderam muito mais do que conhecimento teórico.
Segundo a alemã Maren, conviver entre pessoas desconhecidas acabou ajudando a se conhecer um pouco mais. E depois de um tempo no exterior, alguns valores acabam mudando. Mas para dar certo, a professora mestre em administração, Cíntia de Oliveira, dá um dica valiosa: O estudante não deve se isolar, convivendo apenas com os brasileiros que também estão no exterior. É importante se integrar para voltar conhecendo outras culturas.
O intercâmbio é uma experiência para uma vida. Longe de casa o aluno aprende a ser mais responsável, mais flexível e a lidar com as diferenças. Qualidades requisitadas no mercado de trabalho e que as universidades também têm estimulado.

COMPATILHAR: