Estudos feitos na Inglaterra, EUA e no Brasil indicam que o casamento engorda. O ganho de peso é uma comprovação científica do que os casais costumam perceber na balança. Para recuperar a forma, o jeito é recorrer às dietas e aos exercícios.
A pesquisa inglesa, publicada este mês, concluiu que homens e mulheres engordam depois do casamento porque um quer agradar ao outro com comidas saborosas no cardápio.
Nos Estados Unidos, um trabalho semelhante mostrou que as mulheres engordam mais. A explicação pode estar no metabolismo feminino, que é mais lento e queima menos gordura do que o do homem.

Aqui no Brasil, uma pesquisa com mais de 3,5 mil pessoas também comprovou que após o casamento homens e mulheres ganham alguns quilinhos. Isso aconteceu com 91% dos entrevistados casados.
Dicas para manter forma física
A questão é o que fazer para manter a forma depois de encontrar o par ideal. A primeira dica para os casais é fazer uma atividade física, de preferência junto. Outra dica é tentar não mudar muito os hábitos alimentares, evitar os carboidratos como as massas, os biscoitos, e o chocolate na hora de ver aquele filminho na TV. E mais: é preciso manter o espírito da conquista. Em outras palavras, não relaxar só porque já casou.
Para o nutrólogo Alexandre Merheb, como a autoestima não está mais vinculada ao aspecto físico, perde-se um pouco do freio e um tolera um pouco mais de gordura no outro. Mas a gordura não vem em quilos.
Ela vem em gramas e, ao longo do tempo, se antes você engordava um quilo por ano, você passa a ganhar dois ou três, isso não aperta roupa mas, no fim de dez anos faz uma diferença de 20, 30 quilos, diz Merheb.
E se o casamento engorda, os estudos mostraram que a separação emagrece, principalmente as mulheres.

COMPATILHAR: