Quatro mil e duzentos alunos-atletas de 515 escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, representando 170 municípios, participarão das competições da etapa estadual do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que será realizada a partir de 10 de agosto, em Patos de Minas.
Os atletas se apresentarão no município-sede no dia 9. A solenidade de abertura dos jogos acontecerá no dia 10, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo do Patos Tênis Clube (rua Doutor Marcolino, 807). Em 2010, o Jemg bateu o recorde de inscrições para a etapa inicial, com 667 municípios inscritos, o equivalente a 78,2% das cidades mineiras.
O Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior e o mais importante programa esportivo de Minas Gerais. É uma competição esportiva-educacional da qual participam alunos das escolas de ensino fundamental e médio dos municípios mineiros.
Os jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. O módulo I é destinado a alunos de 12 a 14 anos e módulo II a alunos de 15 a 17 anos. Da competição, constam jogos de basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, atletismo PPD, natação, judô, tênis de mesa, xadrez e peteca.
Formiga sediou de 12 a 16 de maio a etapa microrregional dos jogos, com a participação de aproximadamente 800 atletas de 14 cidades e, de 28 de junho a 3 de julho, Formiga foi uma das sedes da etapa regional, quando participaram cerca de 2.500 alunos-atletas.
Os times formiguenses que se classificaram para a etapa estadual são: basquetebol masculino I da Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes; handebol masculino I do Colégio Aplicação; voleibol feminino II da Escola Estadual Rodolfo Almeida, além de sete classificados no xadrez: pelo módulo I feminino Elisa Machado Souza, da Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente); Júlia Angeli da Silva, do Colégio Losango de Formiga e pelo módulo I ? masculino: Ludwig Monteiro Alvarenga Arouca, do Colégio Losango de Formiga; Wallace Rodrigo Faria Tristão, da Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho e Richard Júnio Teixeira também da escola Miralda da Silva Carvalho.
Já pelo módulo II do xadrez se classificaram as formiguenses Mariana Ribeiro Teixeira, do Colégio Losango de Formiga e Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira, da E.E. Dr. Abílio Machado.

COMPATILHAR: