A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Rio Itapecerica deve começar a atender parcialmente a população de Divinópolis a partir de julho.

A Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) informou nessa terça-feira (8) que, nessa primeira etapa da operação, a ETE faça a coleta de esgoto em 24 bairros da cidade. Com o início do serviço, a conta de água e esgotamento sanitário deve ter um reajuste de 41,8% para os moradores dessas áreas a partir de agosto.

De acordo com a Copasa, o aumento é autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG) e praticada em todas as cidades onde a empresa tem concessão.

Para os moradores que não recebem o serviço de tratamento, a tarifa de esgoto permanece equivalente a 43,75% do valor consumido em água.

Confira os locais que passarão a ser atendidos pela ETE:

Bairros Manoel Valinhas 1 e 2, Doutor José Tomaz, Universitário, Espírito Santo, Halim Souki, São Luiz, São Geraldo, São Lucas, São João de Deus, parte do Jardim Candelária, Dom Cristiano, Fonte Boa, Prolongamento do Bom Pastor, parte do Santa Clara, Padre Libério, prolongamento do São Sebastião, São Vicente, parte do Niterói, parte do Santa Martha, parte do Jardim das Oliveiras, parte do Bom Pastor, parte do Alvorada e parte do Liberdade.

Obras em atraso

De acordo com o anunciado pela Copasa em 2013, até o fim de 2016 seriam entregues as três estações de tratamento de grande porte. Apenas uma delas, a Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Pará, ficou pronta.

Após o não cumprimento do cronograma para 2016, a autarquia estendeu o prazo para 2018, ano em que seriam concluídas a ETE de Santo Antônio dos Campos (Ermida) e a ETE da Bacia do Rio Itapecerica. Os valores das obras eram estimados em mais de R$ 240 milhões.

O não cumprimento do contrato levou o Executivo a notificar e denunciar a demora na Arsae, pedindo a abertura de processo administrativo para que a Copasa comprovasse o cumprimento de suas obrigações.

Em decorrência da notificação da agência intermediadora, em agosto de 2017, ocorreu uma reunião de conciliação e, na ocasião, foi repactuada a prorrogação por mais 24 meses do prazo previsto no contrato, que alterou a entrega das obras de 2016 para 2018.

As ETEs irão tratar 100% do esgoto de Divinópolis. Em setembro de 2016, o então superintendente de operações da Copasa, Maurício Paulo Pereira, disse que o atraso se deu principalmente por falta do licenciamento ambiental, que só foi assinado em julho de 2016.

Em outubro de 2017, a companhia informou que retomaria as obras para entrega até dezembro deste ano.

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: