Redação Últimas Notícias

A Batalha de MC’s, evento realizado em Formiga no ano passado com o objetivo de valorizar o movimento hip hop no município, foi tema de uma tese apresentada no III Copense Sudeste realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória/ES.

Apresentada pelo formiguense Brás da Costa Guimarães Júnio (Brás Black), a tese faz parte do trabalho acadêmico desenvlvida por ele na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) onde Brás cursa Humanidades ( Ciências Humanas).

De acordo com o universitário, a intenção do trabalho é demonstrar como a iniciativa desenvolvida em Formiga pode ser replicada em outros lugares, valorizando assim as manifestações culturais da população negra.

O trabalho do formiguense foi bastante elogiado e ele recebeu um convite para participar de um congresso em São João del Rey. A tese chamou a atenção também da professora doutora Ivone Gonzaga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que se interessou em desenvolver juntamente com Brás uma rede de apoio e compartilhamento de experiências.

Brás explicou que esta não é a área de pesquisa dele, mas aproveitou o espaço para divulgar os movimentos culturais da população negra em Formiga.

III Copense Sudeste

Com o tema “Vidas negras importam: afirmação de direitos das populações negras e indígenas e fortalecimento da luta antirracista”, o evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro no campus de Goiabeiras – Alaor de Queiroz Araújo da Ufes em Vitória/ES.

O congresso foi realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as  (ABPN) da Ufes, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros –Neab/Ufes.

O  III Copene Sudeste teve como objetivo fomentar a produção científica, política e cultural dos associados da ABPN e demais participantes, sobretudo com o intuito de discutir a produção de vida e resistência com a temática do fórum.

Batalha de MC’s

O Circuito Formiguense de Batalhas de MC’s foi realizado em março de 2018 pela Prefeitura. O evento consistiu em duelos entre participantes, que tiveram que demonstrar a habilidade de improviso e rima para o público-jurado.

A batalha foi realizada no Centro Cultural Maestro Zezinho (Emart) e contou com cinco fases.

Em junho do ano passado, os participantes do circuito marcaram presença no desfile cívico em celebração ao aniversário de Formiga. Na ocasião, eles realizaram uma batalha de MC’s ao vivo.

COMPATILHAR: