Mulheres rurais do município preparam para a próxima quinta-feira, 21 de maio, uma exposição de peças decorativas produzidas à base de sementes, cascas, flores e frutos da região. O evento, que acontece a partir das 16h no Parque de Exposições de Pains, será o resultado do curso gratuito de Promoção Social que elas estão participando nesta semana, numa realização do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Pains.
Participam do treinamento 10 mulheres de comunidades rurais da cidade. A instrutora do SENAR que ministra as aulas, a artesã Cláudia Lúcia Maciel da Silveira, explica que durante os quatro dias do curso as alunas vão desenvolver habilidades manuais para confeccionar os produtos, comercializar e ter uma fonte de renda.
A instrutora explicou que as aulas são teóricas e práticas, sendo que no início do curso as participantes recebem instrução para seleção, limpeza e preparo do material escolhido. Depois, passam para as técnicas de modelagem e produção de vasos, enfeites, quadros e flores ornamentais.
?Incentivamos uma produção mais natural possível, com os recursos ao alcance delas, pois a matéria-prima pode ser encontrada nos quintais das casas ou até nas ruas. Atuamos na reciclagem, com a idéia de aproveitar tudo com a consciência de se fazer ecologicamente correto?, completou.
Cláudia informou que na região de Pains é comum encontrar sementes, cascas, folhas e flores de flamboyants, urucum e girassol, além de fibras de bananeira, cipó e palha de milho.
Cada aluna produz de cinco a oito peças, em média, durante o curso. ?A exposição é para motivar as participantes e mostrar para as pessoas que o diferencial é o artesanal com os recursos naturais utilizados. E o custo de produção é relativamente baixo?, contou.

Mais informações:
Cláudia Lúcia Maciel da Silveira: instrutora do SENAR: (31) 8614-5618
Sindicato dos Produtores Rurais de Pains: (37) 3323-1031

COMPATILHAR: