Paisagens, monumentos, casarões, natureza, patrimônio histórico cultural … detalhes, beleza, estética, cor, personagens, tudo registrado em um click. O resultado pode ser conferido na exposição fotográfica Olhares Digitais, que foi lançada na noite desta terça-feira (21), no Restaurante D´Lucca. As imagens estarão expostas até o dia 16 de janeiro de 2011.
A mostra conta com a participação de 14 alunos/fotógrafos, que produziram belas fotos durante as aulas práticas do curso. O tema da exposição foi livre e teve duas cidades como pauta: Formiga e Itapecerica.
O lançamento da exposição contou com a presença de familiares, amigos dos expositores e outros convidados, além do prefeito Aluísio Veloso/PT.
Na ocasião, a coordenadora do CVT, Zélia Veloso, ressaltou que o curso de fotografias foi o 29º curso de capacitação profissional presencial e que esta foi a 40ª turma do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga, pois os cursos de manutenção de computadores, de eletricidade básica e automaquiagem formaram mais de uma turma.
Zélia Veloso ressaltou que a parceria com o Senac começou no ano passado, com o curso de manipulação de alimentos para os proprietários de açougues, em agosto de 2009. Depois foram realizados os cursos de hotelaria (camareira e garçom); bombons, ovos de páscoa e trufas; auxiliar administrativo e recepcionista.
Em relação ao curso de fotografia, Zélia Veloso acreditou que não fosse formar turma, mas quando foi feita a divulgação e o pessoal começou a procurar, viu que seria viável. A coordenadora do CVT agradeceu ao apoio da administração municipal e salientou que há a possibilidade para mais uma turma do curso básico de fotografia e também de um curso mais avançado.
O professor e fotógrafo Janildo Carneiro agradeceu à coordenadora do CVT pela parceria e ao prefeito Aluísio Veloso pelo apoio e elogiou a turma formiguense. ?Eu dou aulas desde 2006 no nível superior e essa é a minha quarta turma no Senac e vocês me surpreenderam muito do ponto de vista do entusiasmo, da dedicação, da qualidade técnica do equipamento? , comentou.
O prefeito Aluísio Veloso ressaltou o bom aproveitamento do curso e parabenizou a todos os alunos pelas fotos. ?Fotografia dentro de vários fatores eu acho que três são importantes, que são os fatores do olhar, da reflexão e da rapidez de ?tomar? aquele momento. Então, eu acho que vocês foram muito felizes e conseguiram observar as instruções do professor e colocar em prática. Deixaram de ser fotógrafos amadores para serem profissionais? .
Túlio Fonseca, que também participou do curso, falou em nome da turma e ressaltou que o curso contou com profissionais de várias áreas, destacou a qualidade do material produzido durante a capacitação, agradeceu à Prefeitura e ao CVT pelas ofertas de cursos e salientou a dedicação do professor do curso de fotografia. Ao final, foram entregues os certificados aos participantes do curso.
O curso
O curso de fotografia do CVT/ Senac teve início no dia 10 de novembro e se encerrou no dia 20 de dezembro, foram 30 horas/aula divididas entre teoria e prática. O curso proporcionou aos participantes o desenvolvimento de competências para registrar cenas fatos e eventos tornando-os inesquecíveis, atendendo às expectativas da arte de fotografar.
Confira também outras fotos dos alunos: http://www.flickr.com/photos/fotografosformiguenses.

COMPATILHAR: