Acessibilidade na Câmara
Na reunião do Legislativo, de segunda-feira (27), o vereador Cabo Cunha questionou a questão da acessibilidade de pessoas com necessidades especiais ao prédio da Câmara Municipal. O presidente da Casa, Gonçalo Faria explicou que ocorreu uma reunião com membros da Adefor e da Asadef para discutir as dificuldades estruturais no atual prédio do Legislativo. Foi feito um TAC e há a possibilidade de se alugar uma rampa do Clube Centenário para as pessoas com necessidades especiais. Ainda de acordo com Gonçalo Faria, o jurídico da Câmara entrou em contato com o Ministério Público e o Legislativo aguarda uma definição para os acertos finais para a instalação de uma rampa no local.
Resposta do representante da Colônia de Pescadores
Na semana passada, Mazinho solicitou que os responsáveis pela Associação dos Pescadores e Colônia de Pescadores fossem à Câmara explicar sobre os reais interesses com a Fábrica de Gelo, uma vez que está em tramitação na Casa a abertura de uma licitação para dar sequência aos trabalhos com a fábrica. O responsável pela Colônia de Pescadores em Formiga, Evaldo Ribeiro enviou um ofício à Câmara justificando que não poderia comparecer ao plenário nesta semana, por motivos de reunião já agendada na Federação dos Pescadores, ocasião em que estarão atendendo os pescadores de outras cidades sobre a Piracema. Evaldo Ribeiro disse que tem interesse de se pronunciar sobre o assunto, porém, após o dia 8 de outubro (após as eleições).
Virando a página
Dr. Reginaldo voltou a falar sobre a questão de a Câmara contar com 15 vereadores. Quando o projeto foi aprovado, ele foi o único edil a favor de mais cinco cadeiras na Câmara. Gonçalo Faria pediu desculpas e disse que o assunto já morreu. ?Já foi definido que a próxima legislatura continuará com dez vereadores e o assunto foi resolvido lá atrás?, disse.
Cargos de confiança e salários
Durante a aprovação do projeto de lei aumentando os salários no Poder Executivo, Mazinho falou sobre a quantidade dos cargos de confiança da Prefeitura. Segundo ele, atualmente, a administração municipal conta com 1.800 funcionários e aproximadamente 400 cargos de confiança. Cerca de R$800 mil são pagos ao mês para esses 400 funcionários. O vereador defendeu ainda o aumento nos salários dos vereadores e disse que eles estão lá como representantes do povo e que o subsídio está dentro da Constituição. O edil encerrou dizendo que nem relógio trabalha de graça.
Queda de braço
No final da reunião, alguns vereadores falaram sobre a assiduidade de cada edil no prédio da Câmara durante a semana. Até foi sugerido que se fizesse um levantamento para saber quem é o mais presente na Casa para atender a população. De acordo com informações nos bastidores, há edis que comparecem à Câmara somente nas reuniões de segunda-feira, isso quando não saem mais cedo. Em anos passados, segundo alguns vereadores, era comum chegar à Câmara [bem cedo] e encontrar a porta fechada.

COMPATILHAR: