A história se repete na Câmara
O embrião do antigo G5, ao que parece, ainda permanece vivo lá pelas bandas do Legislativo. Quem assistiu as duas primeiras reuniões ordinárias, presididas pelo experiente Josino Bernardes, deve ter percebido que as aprovações de projetos de interesse do governo, se estes não forem muito bem entendidos como sendo também de interesse público, estarão todos eles sujeitos à rejeição.
O estopim
Ao que parece o estopim que detonou o processo de alta rejeição ao ?governo? pode ser creditado à falta de formalidade para se convidar os edis a participarem de uma reunião que teria sido proposta pelo prefeito. Para muitos, a ?coisa? soou como convocação e aí, falou mais alto o ?espírito de grupo? em defesa da autonomia do Legislativo. ?Este poder tem que ser respeitado?, foi o brado de guerra, recitado por alguns edis (seguidores ou não, do Pastor Manoel).
Ontem mudos, agora falantes!
Diante da realidade instalada na primeira reunião, prenúncio da formação de um bloco coeso de oposição, os vereadores tidos como aliados do governo (Situação), mantiveram-se calados, não polemizaram ou sequer defenderam o governo. O mais comum nestas ocasiões é que pelo menos o líder de governo se manifeste. Não foi o que se viu: Zezinho, não saiu da gaiola. Não deu um pio, sequer! Já na segunda reunião, colocou sua opinião na mesa e provocou a resposta de alguns edis ao classificar o comportamento deles de ?afoito?.
Democraticamente o público desta feita, teve voz
Ao contrário do que se via na legislatura passada, desta feita, o público presente pôde se manifestar sem ser advertido pela Mesa Diretora, presidida pelo ?velho? Josino. Certamente, ele percebeu que a maré não estava prá peixe e permitiu que aplausos, apupos e outras formas de manifestação ocorressem no recinto, ?para nossa alegria?. Já na segunda reunião a famosa campainha soou por duas vezes, mas o velho Josa, ao final, não perdeu a oportunidade de deixar o seu recado.
Casas Populares
A defesa da continuidade de construção de mais 300 casas populares, por meio de financiamento já aprovado pelo Banco do Brasil mas, ameaçadas de não mais serem erguidas, segundo anunciou o próprio prefeito, recentemente, em programa de rádio,tudo indica, fará com que a oposição organizada, marque mais alguns pontos atraindo para a causa milhares de formiguenses que certamente não entendem a motivação da conturbada decisão. O próprio presidente da Câmara comentando o assunto, mostrou-se favorável à construção das mesmas e chegou a lembrar que para se conseguir a aprovação de projeto como aquele, gasta-se muito tempo e dinheiro. Portanto…
Cupincha pode, cupim não!
Tá todo mundo sem entender a história dos cupins lá nos marcos da UBS da Vila Didi. Zelando pela saúde, oque se espera é que a qualquer momento, de dia ou de noite, todos eles sejam extirpados pelas bombas acionadas por cupinchas vindos da vizinha Campo Belo, para assim se salvar o nosso Marco. Quanto custará? Nada, garante o secretário.
Remanejamento de funcionários
Com veemência Manoel Messias se mostrou contra qualquer remanejamento de pessoal, sem motivação concreta. Sobre as enfermeiras transferidas de Postos de Saúde, disse que é preciso que se ouça a população por elas atendida, antes de se tomar uma atitude destas. Afirmou também quechegou ao seu conhecimento que a administração municipal está transferindo funcionários concursados da área da limpeza para trabalharem nas cancelas das passagens de níveis da cidade, trabalho que é de obrigação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Manoel promete estudar caso a caso com muito zelo e carinho!
Juarez adverte: Com saúde não se brinca!
Em relação a saúde, o vereador Juarez Carvalho destacou que não se pode brincar com o assunto. Relembrou que já foi prefeito de Formiga por duas vezes e que contou com dois secretários escolhidos a dedo. Juarez disse ainda que não se lembra de ver o atual secretário de saúdeatuando na área. ?É uma excelente pessoa, mas me lembro dele apenas como presidente de sindicato lá em Piumhi?.
Em aparte, Cabo Cunha completou dizendo que o secretário não deve nem saber o nome e localização dos Postos de Saúde do município, uma vez que ele não é natural de Formiga.
Na quinta, retornando ao assunto, Cabo Cunha, exibiu a lei municipal que proíbe a prática de assédio moral e concluiu lembrando que certamente, o secretário que não é daqui, não conhece nossas leis. Reforçou o pedido de que a mesa convide o secretário para comparecer à Casa e da tribuna, responder os questionamentos e dúvidas da população.
Ex-prefeito desabafa e critica ex-prefeito
O vereador e ex-prefeito Juarez Carvalho criticou a postura do vice-prefeito e também ex-prefeito Eduardo Brás durante a posse do prefeito Moacir Ribeiro realizada no dia 1º de janeiro no Ginásio do Vicentão. De acordo com Juarez, a fala de Eduardo Brás foi totalmente desnecessária. ?Ele não foi feliz em criticar outros ex-prefeitos. Ele usou lá um nome que nem vou comentar, ao se referir a outro ex-prefeito. Sai triste de lá?.Só não saí antes, ao perceber as ofensas em respeito ao povo de Formiga. O mesmo não ocorreu com um padre que lá estava e que naquele momento, se levantou em repúdio e abandonou o recinto.
Cabo Cunha e Manoel Messias também ressaltaram a situação desagradável ocorrida durante a posse.
Quem representa o povo?
Na cerimônia de posse lá no Vicentão alguns cidadãos formiguenses, se apresentaram vestidos de fraque, cartola e outras indumentárias, e a eles se referiu o vice eleito, como sendo os legítimos representantes do povo.
Cabo Cunha fez questão de explicar alto e em bom som, que eles, os vereadores é que representam o povo, de acordo com a constituição e é deles a responsabilidade de aprovar ou não projetos, fiscalizar Executivo, etc.
Anotações importantes: reunião de quinta-feira (7)
Arnaldo da Nasa: sobre projeto de venda de veículos e imóveis: ?adianto meu parecer, e solicito o envio de cópia à imprensa e Observatório da Política?: Seu parecer foi pela ilegalidade. Ao criticar a administração do prefeito que prometeu fazer um Restaurante Popular e agora quer vender o local destinado à obra, almoxarifado, disparou: ?Vou criticar sim, não estou aqui com nariz de palhaço?.
Cabo Cunha: Voto Secreto: Projeto apresentado e subscrito também pelos vereadores Juarez Carvalho, Manoel Messias, Arnaldo Gontijo e Zezinho Gaiola. Uma vez aprovado, a transparência e a democracia agradecem. Cunha também comentou que o atendimento na Secretaria de Desenvolvimento Humano está péssimo e que quem o atendeu, deixou bem claro que nada entende de leis a respeito dos assuntos inerentes àquela secretaria. Cunha também soltou mais uma de suas frases, de grande efeito: Nesta gestão a saúde piorou. O que antes era ruim, agora está bem pior. Retrucando Zézinho, líder do governo, que falara que os vereadores estavam batendo muito, Cabo Cunha foi irônico e certeiro: ?Quem bate é o governo, vocês deram um soco na boca do estômago do povo com estes primeiros projetos: aumento de diária, venda de bens?… Cunha exigiu também mais informações sobre o veículo descaracterizado, furtado em Divinópolis, quando a serviço da Secretaria de Saúde. Sobre Vale Alimentação, Cunha fez um comparativo com as ?diarinhas? que o prefeito quer implantar e lançou um desafio: ?Já que o prefeito é a favor dos pobres, vem de região que ele diz ser muito pobre, vamos ver se ele tem coragem de não mais negar o vale alimentação para os servidores que estão afastados por licença médica?.
Juarez Carvalho:Relembrando suas administrações afirmou que com 300 mil, este carnaval deverá ser o melhor do mundo. Ao final da reunião, mudou de opinião: Com a falta de remédios e o péssimo atendimento na Saúde, vai ter muita gente doente e aí o carnaval… Lamentou a manchete que informa que o governo, INTERDITOU a Praia Popular. Para Juarez, a palavra certa da manchete paga deveria ser: será reformada ou algo parecido. Juarez exibindo foto e manchete de O Pergaminho, informando que Moacir anunciou a vinda de nova universidade para Formiga, ironizou: ?estranho não estou vendo o Moacir aqui na foto. Acho que ele mudou muito… Para mim, este cidadão aqui é outro. É um que não sei quem é, mas que anda em carro oficial da Prefeitura?. Disse também que tem muita gente doida para que ele seja cassado. ?Minha vice é uma destas?. (Não seria Wilse, Juju?).
Mauro César: Desfiou uma interminável série de pedidos de providência e agradeceu ao prefeito e secretário de Obras por terem atendido a seu pedido de realização de operação ?tapa-buracos ? em Pontevila. Anunciou também que as máquinas estariam agora na Comunidade Rural de Boa Esperança, a seu pedido. Garantiu que outras comunidades rurais também serão atendidas em breve.
Zezinho Gaiola:Disse que é líder do governo, mas que não está na Câmara para defender governo. Garantiu que lá está para defender o interesse do povo. ?Aceito as coisas certas, mas não aceito as coisas erradas?. Lembrou aos colegas que denegrir a imagem de alguém é muito fácil. Referia-se ao que ocorreu com Aluísio na gestão anterior.
Josino: Diante da situação de críticas sobre críticas, a respeito de diárias e outras mumunhas, Josino informou que viajou sim, mas para obter benefícios para o município. Disse que tratou com o secretário Nárcio Rodrigues a respeito da transferência para o município dos prédios da Minascaixa, DER, Cadeia Pública e do Caps.

COMPATILHAR: