Retificação na ata
Na reunião do Legislativo, na quinta-feira (25), enquanto era lida a ata da reunião da semana passada, Cabo Cunha solicitou que a ata fosse retificada, pois nela se esqueceu de registrar o episódio que culminou com a notória falta de decoro parlamentar do vereador Zezinho Gaiola. ?Em nove anos, nunca vi isso aqui nesta Casa, uma pessoa daqui de dentro agredir outra verbalmente, com cinismo?, disse Cabo Cunha, ao exigir o registro do fato que, agora, fica perpetuado nos anais da Câmara.
Ausências
Na reunião plenária que não ocorreu na segunda-feira (22), esta aconteceu na quinta, não compareceram os vereadores Josino Bernardes, Meirinha e Zezinho Gaiola. O motivo das ausências, todas elas, tiveram como justificativa, viagens por eles realizadas em tal data. Não houve informação se a serviço público ou atendendo a razões particulares.
?Galo Véio? volta ao antigo poleiro
O ex-vereador Moacir Alves, conhecido como ?Galo Véio?, (foto abaixo) marcou presença na reunião da Câmara e relembrou seus velhos tempos de edil. Não estava caracterizado com o seu famoso terno cor-de-rosa. ?Galo Véio? foi vereador de 2000 a 2003.
Estado quer emprestar dim-dim aos municípios
Vereadores se reuniram, na segunda-feira, em Belo Horizonte, com o governador Antonio Anastásia e com alguns deputados. De acordo com Juarez Carvalho, o governador disse que tem recursos no Estado, porém, é preciso haver bons projetos por parte das Prefeituras. Na oportunidade disponibilizou recursos via BDMG (dinheiro emprestado), para os municípios que sempre andam com pires na mão.
Proibindo venda de bebida alcoólica em garrafas
Arnaldo Gontijo quer que o projeto de lei 036/2013 desça para apreciação do plenário. O projeto proíbe a venda de bebidas em garrafas no Terminal Rodoviário. De acordo com ele, neste fim de semana, ali haverá um evento, o Encontro de Motociclistas. Vale lembrar que na quarta-feira (1º) está marcado, também, na Rodoviária, o show da dupla Gino e Geno. Juarez Carvalho disse que os comerciantes têm que se inteirar desse problema, inclusive das multas para quem descumprir a Lei, que é mais que rígida, caso ela seja sancionada.
Reclamações
Mauro César cobrou melhorias na Secretaria de Saúde. O vereador contou que faltam medicamentos na Farmácia Municipal e pediu que se tome providências em relação a demora do atendimento aos pacientes no Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Falta de concurso público
O vereador cobrou ainda, do Executivo, a realização do concurso público, que ocorreria neste ano e foi cancelado. ?É preciso dar satisfação para a população. Para aqueles que se preparam e ficam na expectativa. Gostaria que o prefeito olhasse isso com carinho?.
Vereador do PMDB não é oposição
Ainda de acordo com Mauro César, ele não tem nada contra a administração municipal. ?Não sou oposição ao prefeito e sim ao que vier de errado a esta Casa. Os projetos têm que ter aprovação, não por unanimidade da bancada. Somos vereadores e não empregados do Executivo e quando pedimos algo, é para a população e não para nós?.
Presidente de cabelos brancos
De acordo com Juarez Carvalho faltou divulgação na vacinação contra a gripe e com isso está deixando a presidenta Dilma Housseff com os cabelos mais brancos.
Pedidos da população
O Gabinete do prefeito respondeu ofício de Arnaldo Gontijo, solicitando que fossem atendidos, mais prontamente, os pedidos dos vereadores, que são representantes do povo. A correspondência vinda do Executivo ressalta que: ?a administração tem pautado o seu governo com o absoluto respeito à população, não medindo esforços que afligem a comunidade, atendendo na medida do possível, todas as solicitações que sejam enviadas. Nenhum requerimento foi tratado de forma diferenciada. O município tem atendido na medida do possível, todos os requerimentos, independentemente de filiação partidária?.
Hospital regional
Em outro ofício de Arnaldo Gontijo, tratou-se da realização de uma audiência pública para que representantes da população possam averiguar as necessidades da construção de um hospital regional, em Formiga, conforme proposta de governo de Moacir Ribeiro. Na resposta, o Executivo explicou que: ?O bom atendimento à saúde é uma das principais metas da Prefeitura. Estudos estão sendo feitos para direcionar quais medidas se mostram mais eficazes para propiciar a toda a população formiguense um atendimento melhor de qualidade. A administração municipal não medirá esforços para implementar todas as sugestões apontadas e, caso seja entendido que a construção de um hospital regional melhor atende as anseios da população, esse certamente será edificado?.
Melhoria em rua
Arnaldo Gontijo, como porta-voz do Observatório da Política Formiguense solicitou que seja feita melhorias no calçamento da rua José Elias da Cunha, pois os bloquetes naquele local estão se soltando. Que corrijam isso, antes que acarrete mais prejuízos para a Prefeitura.
Mais recursos para os presos
O projeto de lei 040/2013 entrou em tramitação nesta semana, no Legislativo. De acordo com a proposta, fica o município de Formiga autorizado a celebrar convênio com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), com vistas a auxiliar na manutenção da Penitenciária de Formiga, até o valor de R$30 mil.
Projeto em tramitação
Outro projeto de lei que deu entrada na Câmara foi o 46/2013. Fica o município de Formiga autorizado a celebrar convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, com vistas à cooperação mútua para funcionamento da Agência do Ministério do Trabalho em Formiga, podendo, inclusive, prever a cessão de servidores do município para o ministério.

Comentários
COMPATILHAR: