Coragem para dizer a verdade!
Um cidadão esteve na reunião na Câmara Municipal, na segunda-feira (27). Distribui folhetos em que denunciava uma série de problemas existentes neste município. Ele exibiu uma pequena faixa com os dizeres ?Formiga: ontem Princesinha do Oeste. Hoje: cidade de ninguém. 155 anos, socorro!?.
Ministério do Trabalho em Formiga
Respondendo a denúncias de colegas sobre o ?não funcionamento do Ministério do Trabalho, em Formiga, Josino teceu alguns comentários, mas não convenceu: ?Alguns dos serviços estão sendo realizados aqui mesmo, no Sine. A emissão de Carteiras de Trabalho e a intermediação de mão de obra. Em outros casos é mesmo preciso se deslocar até Divinópolis?, falou. No entanto, conforme explicou Juarez Carvalho, os empresários estão enfrentando sérias dificuldades em razão da não prestação do serviço, há mais de 6 meses. Para Juarez, ?o secretário deveria se empenhar mais nisso aí. Isso é um caos para Formiga e estamos à mercê de Divinópolis para acertar com o funcionário quando ele sai da empresa. Isso está sendo a maior dificuldade. Não é justo para a nossa cidade?.
Só desfila convidado ?oficial?
Juarez Carvalho contou que os atletas do Projeto Tatame do Bem [voltado para a prática de jiu-jítsu] solicitaram à secretária de Cultura que os mesmos desfilassem no dia 6 de junho, aniversário da cidade. A resposta foi negativa por parte da secretaria. ?Eles não vão desfilar, a não ser que sejam de penetras?.
Vereador garante: Desfilarão sim, comigo se for preciso!
Arnaldo Gontijo também defendeu a causa. ?É um absurdo uma secretária de Cultura negar o pedido de um grupo. Deveria proibir as contratações de fora, quem está mal intencionado na cidade não é proibido. Faço um apelo para que a secretária reconsidere isso. Que exemplo hein? Vamos fazer um pedido para colocar esse pessoal de fora, esses mal intencionados, para desfilar. Esses sim deveriam ser proibidos, aí eu iria lá aplaudi-los, ironicamente?.
Declaração de ?bens?
Arnaldo Gontijo disse que não é oposição ao atual governo, mas pelo que tem observado, pelo tratamento que os formiguenses estão recebendo da administração, neste momento ele é da oposição, sim. ?Sou sim oposição ao prefeito e aos secretários que não estão dando oportunidade e nem valorizando o cidadão de Formiga?.
Recado para o chefe de Gabinete
Em relação a matéria veiculada neste jornal, na semana passada, sobre a contratação de um escritório de advocacia em Belo Horizonte, pela Prefeitura, Mauro César disse que, muitas vezes a Prefeitura não responde àquilo que os vereadores querem saber e mandou um recado para o secretário de Gabinete. ?Ele já me chamou de mentiroso e isso é inadequado para a posição que ele ocupa. Sobre o assunto do escritório, o que o senhor acha que está encontrando em Formiga? Uma Câmara analfabeta? Imagine então, o que o senhor deve estar deixando o prefeito assinar. Imagino o que está passando na secretaria de Governo. Estamos encaminhando esse assunto ao Ministério Público, que culminará na esfera administrativa?.
Adoção involuntária
Mauro César disse que, atualmente, infelizmente, a população de Piumhi deve estar rindo do povo de Formiga. ?Eles ficaram livres dele [Terrinha] e nós aqui, ficamos com ele. Somos obrigados a ficar com esse tipo de gente, despreparada, incompetente para exercer o seu cargo de secretário de Governo. Se o senhor não sabe o be-a-bá do direito, mais o que o senhor deve saber na secretaria de Governo? Ele tem um notório desconhecimento político de nossa cidade. Deus que nos livre do que está acontecendo aí [Prefeitura]. Se fosse passar pela peneira, o senhor ficaria preso nela. Com alegria ou tristeza, a população de Formiga paga o seu salário?, disse Mauro. Detalhe: O presidente da mesa, já havia deixado o recinto em virtude do agendamento de compromisso em outra reunião, às 16h30.
Assunto a nível nacional
Juarez Carvalho ressaltou que com o assunto divulgado amplamente pela imprensa, saiu na imprensa nacional que o Ministério Público denuncia a contratação de advogado sem licitação. ?O Mauro César ?foguetou? os promotores, a nível Brasil, pois eles querem fazer isso acontecer?, disse.
Juarez Carvalho fica feliz
O mesmo vereador desatacou que a cidade de Formiga está sendo notícia e exemplo na esfera nacional. ?A cidade é citada em notícias no Brasil, em Brasília, são homenagem em outras cidades, tem ainda o padre Fábio de Melo e o Programa do Ratinho, quando a dupla Gino e Geno anunciou o show aqui na cidade e revelou que aqui descobriram ainda um primo deles. (Moacir)?.
Obras do Dnit
Mauro César contou que o diretor do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas, informou que a mureta da ponte, localizada no Chaparral, na BR-354, já foi reconstruída. ?Ele me prometeu entregar até o Natal, a construção que dá acesso ao Aterro Sanitário, (pedido antigo do ex-secretário, Paulo Coelho) – além de mudanças na Curva da Morte, local que já ceifou várias vidas?.
Atenção ao aeroporto
Arnaldo Gontijo solicitou à administração municipal uma atenção especial com os documentos que receberam a respeito do problema da interdição do aeroporto de Formiga. ?O chefe de Gabinete respondeu que está em contato com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. A Prefeitura tem um documento em mãos. É preciso fazer reformas no aeroporto como uma guarita, cercas de arame e passar uma patrol no local?.
Dia dos Namorados, vem aí
Arnaldo também pediu ao Executivo a limpeza de uma praça no bairro Nova Conquista. ?O bairro é novo e o mato está cobrindo os bancos e, com isso, dificultando o namoro entre os jovens casais. Eles estão com dificuldades de frequentar a praça?, disse.
Zelando pelo bem estar dos defuntos
Piruca contou que o veículo da Funerária Municipal está muito precário. ?O carro está até com dificuldades de ?rodar?. Queria pedir que quando fôssemos devolver dinheiro para a Prefeitura, que ela comprasse um carro para atender a Funerária?.
Cabo Cunha fica contente
Cabo Cunha questionou e disse que ficou contente com a resposta de Josino Bernardes, afirmando que até o dia 17 de junho, a Secretaria de Obras irá resolver os problemas nas comunidades rurais como instalação de mata-burros e outros. ?Estivemos em uma reunião e, acredito que esses serviços serão sanados até esta data?, disse Josino, ao responder críticas a respeito.
NR. – Deve haver algum engano aí: São muitos kms de estradas ruins, poucas máquinas e o tempo estimado (até 17 de junho) nos parece exíguo. Por melhor que seja o planejamento, só mesmo por um milagre. Mas?
Falta de transportes
Cabo Cunha comentou a notícia divulgada neste jornal, na semana passada, sobre a falta de sangue em Formiga, em virtude da não disponibilização de veículos para o transporte até a cidade de Divinópolis. Luciano Duque contou que, infelizmente, por causa disso, um senhor veio a falecer. ?Tinha o sangue, tinha o doador, mas isso não foi suficiente, essa fatalidade ocorreu há uns dois meses?.
Boa nova: Meirinha falou e disse!
Meirinha pediu que o Departamento de Trânsito faça um estudo nas ruas do bairro da Lajinha. ?É preciso uma sinalização entre as ruas Manoel Rodrigues Souto, Leandro Machado e América de Castro. Naquele local sempre ocorrem acidentes?.
Rampas na área central
Em virtude das dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes, o vereador Luciano Duque pediu que a secretaria competente (?) providencie a construção de rampas nas áreas centrais da cidade. ?Um portador de deficiência solicitou uma rampa na praça em frente ao Colégio Santa Teresinha?,lembrou.

Próxima reunião será importante
Na opinião de Juarez Carvalho a reunião da próxima segunda-feira (3) será uma das mais importantes na Câmara, pois o projeto contra o nepotismo em Formiga deverá descer a plenário para votação. ?Vai ser também a estreia do voto secreto. Convidamos a toda a população para a reunião. Acredito que será uma reunião bem tranquila?, concluiu.

COMPATILHAR: