O carnaval 2014 está chegando e a movimentação para o evento nem começou em Formiga. No dia 29 de agosto, a secretária de Cultura Elizabeth Baptista, o chefe de Gabinete José Terra de Oliveira Jr. se reuniram com representantes de escolas de samba da cidade para falar sobre a possível realização do desfile, que, em 2013 ficou suspenso, de acordo com a Prefeitura, por falta de tempo.
Quase dois meses após o encontro e sem manifestações por parte da administração municipal sobre o carnaval e várias informações de que não há dinheiro em caixa e que o tempo é de contenção de despesas, chegou até a presidência de algumas escolas, a informação de que, mais uma vez não ocorreriam os desfiles, informação esta, posteriormente repassada à redação do Nova Imprensa.
De acordo com o presidente da Asafor, Fabrício Mundim, que em 2012 coordenou os desfiles, há uma verba de R$85 mil que virá da Secretaria Estadual de Cultura, mas que o valor é insuficiente. Questionado se já teria chegado a informação do cancelamento do evento, Fabrício disse que não. ?Vai ter sim, mas como não tem muito dinheiro, a proposta é fazer apenas um grande bloco com todas as escolas. Estão tentando convencer todas as agremiações, creio que dará certo?.
Helder Ritielly, membro da escola Unidos do Quinzinho, contou que já ocorreram inclusive reuniões com o ex-vereador Cid Corrêa Mesquita que, em 2012 conseguiu uma boa verba para a realização dos desfiles. ?A gente espera que aconteça sim, afinal de contas é uma festa muito bonita que engrandece o nome da cidade. Esse ano já não teve por falta de planejamento, então a gente espera que em 2014 dê para fazer algo bonito, com qualidade, porque para fazer de qualquer jeito, nós não queremos?, disse Helder.
No início desta semana, a equipe de reportagem do jornal buscou informações junto à administração municipal para saber como está o planejamento para o carnaval e a informação, dada por meio de nota é que: ?o momento tem sido de discussões e estudos para analisar exatamente o que será feito. No último encontro, há cerca de dois meses, apesar de várias pessoas terem sido convidadas, apenas representantes da Unidos do Quinzinho e da escola do Cidade Nova compareceram?. Na cidade há ainda a escola Batuqueiros do Alvorada.
Sobre a informação que circula entre representantes das escolas de que o desfile não ocorreria, a administração deixou claro que sequer há algo resolvido sobre a festa que ocorre a partir do dia 28 de fevereiro. ?A Secretaria Municipal de Cultura e a chefia de Gabinete asseguram que, em momento algum, comunicaram que não haveria recursos para o Carnaval, muito menos determinaram a formação de bloco único. Qualquer informação nesse sentido é falsa, até porque ainda não há definições em relação ao Carnaval de 2014 (destaque nosso)?.
Não estão agendadas novas reuniões para tratar do assunto. A Prefeitura também não divulgou se repetirá no próximo ano, a programação de 2013 que ocorreu durante todos os dias do carnaval na Praça do Terminal Rodoviário e no distrito de Pontevila, contando, inclusive com festa de pré-carnaval quando foi escolhido o Rei Momo e a Rainha do Carnaval da cidade.
Sobre a estimativa de gastos para 2014, apesar de questionada, a Prefeitura também não informou. Esse ano o gastos ficou próximo dos R$300 mil.
No encerramento da nota oficial sobre o assunto, a administração pediu que todos se unam para a realização da festa. ?Em vez da divulgação de informações improcedentes, a Prefeitura sugere que todos se unam para realizar um grande carnaval, o que é a intenção da administração municipal?.

COMPATILHAR: