Os supermercados mineiros fecharam o ano de 2010 com crescimento de 8,15% no faturamento, segundo o Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A pesquisa mensal da entidade, com supermercadistas de todo o Estado, mostra ainda que na comparação do mês de dezembro de 2010 como o mesmo mês de 2009, o resultado foi de 4,61%.
No mês de dezembro de 2010 em relação a novembro do mesmo ano, as vendas foram 24,09% maiores. Esse último dado reflete o resultado das vendas no período do Natal. Os valores já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O crescimento de 8,15% em 2010 é ligeiramente superior ao que previa a direção da AMIS. No início do ano, a entidade projetou crescimento de 6% para o setor, número que foi revisto para 8% no meio do ano.
Otimismo e investimentos em 2011
A previsão da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) é de que os supermercadistas mineiros invistam R$ 220 milhões na abertura e reforma de lojas ao longo de 2011. Pelo menos 42 novas unidades devem ser abertas, chegando a 6.792 ao final do ano. De acordo com apuração da AMIS, 58 unidades serão reformadas. O setor deve fechar o ano de 2011 com faturamento de R$ 14 bilhões.
A direção da AMIS projeta ainda crescimento de 5% no segmento supermercadista em 2011. Os postos de trabalho gerados pelo setor devem passar dos atuais 132 mil para 140 mil empregos diretos. Isto é, só neste ano, 8 mil empregos devem ser gerados no segmento.