Nesta quinta-feira (15), quando se comemora a Proclamação da República, o tempo deve ficar instável e sujeito a chuva durante o feriado. A instabilidade é provocada por um canal de umidade que ainda atuam sobre Minas Gerais. Em Belo Horizonte e região metropolitana, a frequência das chuvas diminui no início de quinta-feira, mas ainda há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite. A previsão é que chova até sábado. No domingo, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas variam entre 19 e 27°C na quinta e sexta-feira e entre 20 e 30°C no final de semana.

Interior do Estado
As cidades de Ouro Preto, Mariana, São João Del-Rei e Tiradentes terão céu parcialmente nublado, mas sujeito a pancadas de chuva no final da tarde e noite de quinta a sábado. No domingo, a nebulosidade aumenta e as chuvas tornam-se mais frequentes. As temperaturas variam entre 16 e 25°C na quinta e sexta-feira e entre 17 e 28°C no final de semana. Já em Diamantina a previsão é de chuva ao longo de todo o feriado, com as temperaturas entre 16 e 26°C.
Nas regiões do Triângulo, Oeste, Sul de Minas, Zona da Mata, Centro e Vale do Rio Doce, as chuvas serão menos frequentes durante o feriado, principalmente entre quinta e sábado, mas ainda com ocorrências de pancadas nos períodos da tarde e noite. Já no Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de chuva ao longo de todo o feriado, com os maiores volumes ocorrendo na quinta e sexta-feira. Neste período, a previsão é de temperaturas estáveis em todo o estado, mas elevadas no final de semana.
Litoral
No litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, a previsão é de pancadas rápidas de chuva no final da tarde ao longo de todo o feriado, com temperaturas máximas previstas em torno de 32°C. Já no litoral do Espírito Santo, ocorrerão pancadas de chuva mais frequentes e intensas, principalmente no domingo, com temperaturas máximas próximas aos 30°C. No litoral sul da Bahia, a previsão é de chuvas significativas durante todo o feriado, com temperaturas máximas em torno dos 29°C.

COMPATILHAR: