Finalizando o mês de julho, nesse final de semana (30 e 31), aconteceu a Festa do Congado promovida pela Irmandade do Congado Nossa Senhora de Lourdes que movimentou, não somente o bairro, mas toda a região do bairro. O evento, já tradicional em Formiga, aconteceu em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. A Festa contou com a participação de diversos ternos formiguenses e, também, de alguns de cidades vizinhas como Arcos, Candeias e Campo Belo.

A Irmandade NS de Lourdes, que é reconhecida pelo IEPHA como Patrimônio Formiguense, contou com total apoio da Administração Municipal para realização da festa. Gêneros alimentícios foram fornecidos pela Secretaria de Cultura e pelo Banco Municipal de Alimentos. Já a secretaria de Educação e Esportes disponibilizou a Escola Municipal Miralda para os congadeiros realizarem as refeições. A Administração contribuiu, ainda, na logística para realização do evento.

No domingo (31), o Secretário de Cultura, Alex Arouca, esteve presente no evento e ficou encantado com a qualidade e diversidade dos ternos de Moçambique, Catupé, Vilão e vários outros segmentos. O secretário destacou o empenho com que os responsáveis pelo evento organizam as atividades. À convite da presidente da Irmandade, Dona Hilda, Alex almoçou com os congadeiros e aproveitou para conhecer um pouco sobre a história dos ternos visitantes.

É importante destacar que boa parte do apoio da Administração é subsidiado com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural – FUMPAC, pois o prefeito, Eugênio Vilela, não abre mão de apoiar esse tipo de manifestação cultural tão importante para a cultura formiguense. Ainda em agosto, Formiga terá mais uma festa de congado, que também contará com total apoio da Administração. Nos dias 19, 20 e 21, será a vez do bairro do Rosário receber os cortejos. A expetativa é de que o evento terá a presença de mais de 10 ternos de cidades das mais variadas regiões do estado.

 

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

Créditos/Decom

 

Fonte: Decom

Comentários
COMPATILHAR: