Na manhã desta sexta-feira (6), dia em que começa em Formiga mais uma etapa do 40º Festival Nacional da Canção (Fenac), muita gente se deparou com a informação circulando na imprensa local de que o Fenac não será mais cobrado. A produção do evento alegou que a decisão teria sido tomada devido ao grande número de pessoas que estão sendo esperadas e ao alto nível dos artistas que se apresentarão no festival. Mas a história não é bem esta.
A verdade é que, o que era para ser uma novidade, a realização do festival pela primeira vez em praça pública, acabou gerando uma grande polêmica na cidade.
O evento será na praça da Matriz São Vicente Férrer, onde, na tarde desta quinta-feira (5), chegaram a ser montadas tendas (como de circo), cercadas com tapume e uma lona plástica. Até mesmo buraco no piso de concreto da praça foi furado para montar tal estrutura, a fim de permitir que fosse feita a cobrança de ingresso (lembrando: em plena praça pública). Ainda não foi esclarecida também sobre a promessa de dar ingressos (seriam 200) para cada um dos vencedores do Festival da Canção de Formiga (Festifor) venderem e reverterem em benefício próprio e o disse me disse continua.
Ao final, a Defesa Civil mandou retirar os tais tapumes e lona que cercavam as tendas, pois até mesmo a segurança de quem for comparecer para prestigiar o evento estaria comprometida. Até a noite de ontem, véspera do festival, a organização do Fenac ainda não dispunha dos devidos alvarás e laudos para a realização do festival.
A edição do jornal Nova Imprensa desta sexta-feira explica os bastidores do evento, mostrando a desorganização deste tradicional festival, que, vale lembrar, teve um ano para ser planejado e melhor preparado, além de ter dinheiro público envolvido. Aguarde a veiculação do jornal para saber mais detalhes.

Nota da redação: Na manhã desta sexta-feira, a redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias recebeu indagações se haverá devolução do dinheiro daqueles que já compraram os ingressos da maçonaria. Mas a explicação da secretária de Cultura e da organização do Fenac é de que o pagamento dos R$2 vai ser como uma doação voluntária.

COMPATILHAR: