Distribuídos de forma gratuita, os primeiros lotes de ingressos para o Festival de Jabuticaba, tradicional festa em Sabará, que ocorre entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro, já se esgotaram, mas quem deseja participara do evento não precisa desanimar: a prefeitura local promete disponibilizar ‘em breve’ uma nova carga de ingressos.

As entradas para a 35ª edição do evento precisam ser retiradas na plataforma Sympla. Para isso, assim que a nova carga for liberada, basta acessar o site oficial, onde também estão disponíveis mais informações sobre o evento.  Neste ano, o festival gastronômico e cultural terá limitação do público por conta da pandemia.

A programação será  no Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino, localizado no Centro da cidade.  Mesmo com algumas restrições, o retorno das atividades presenciais foi comemorado por moradores, produtores e turistas em Sabará.  

Jabuticaba é patrimônio em Sabará

 Em Sabará, a jabuticaba é chamada de ‘ouro negro’ e é considerada patrimônio imaterial do município. Este é o evento mais aguardado do ano pelos produtores de derivados da fruta, rede hoteleira e restaurantes do município. 

Segundo dados da secretaria municipal de Turismo, em anos anteriores à pandemia, o evento gerava renda estimada em mais de R$ 5 milhões. Eram quatro dias de festival, realizado no Centro Histórico, com apresentações culturais para cerca de 130 mil pessoas que circulam no período. 

O Festival da Jabuticaba é uma festa que toda a cidade participa, mesmo de forma indireta. Mesmo fora do Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, onde ocorrerá o Festival, todos os demais restaurantes e bistrôs da cidade, estarão oferecendo pratos típicos feitos com a fruta. Entre os produtos oferecidos pelos pequenos produtores, está mudas da jabuticabeira, licor, geleia, sorvete, vinhos, molhos, doces entre outros. 

Demais dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria Municipal de Turismo no telefone (31) 3671-1403.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: