Além de levar cultura e entretenimento para o público do Festival Formiga Sônica, o evento tem o objetivo de conscientizar, mobilizar e transmitir valores de sustentabilidade a todos.
Durante a realização do festival, serão desenvolvidas práticas sustentáveis com o intuito de passar informações e dicas de sustentabilidade. As ações serão realizadas em parceria com o curso de engenharia ambiental e sanitária, do Unifor-MG.
As ações desenvolvidas serão: coleta seletiva ? Os resíduos passíveis de reciclagem serão separados diretamente na fonte geradora, evitando a contaminação de materiais reaproveitáveis e diminuindo o custo da reciclagem. Durante o período da realização do evento, o espaço contará com coletores nas cores padronizadas.
Estande Ambiental ? O festival de 2015 contará com um estande explicativo sobre as atividades sustentáveis realizadas no evento, além de informações, dicas e curiosidades ambientais a fim de promover a conscientização do público participante.
Carbono Neutro ? O Festival Formiga Sônica 2015 será um evento neutro em carbono. Para neutralizar a emissão de CO2 emitido pelo festival, árvores serão plantadas no município.

Meucopo Eco
Para tentar eliminar 100% dos copos descartáveis, o Formiga Sônica pretende usar o Meucopo Eco. Um conceito básico já utilizado na Europa e em festivais no mundo. De acordo com Gustavo Borges, um dos produtores do Formiga Sônica, a ideia surgiu de um festival em que ele participou. ?Participei dois anos do festival Psicodália, em Santa Catarina, e uma das grandes marcas era a utilização de um copo estilizado e que não era descartável. Além de não gerar lixo, criaram uma lembrança prática e muito bonita do festival, que está até hoje em minha casa e utilizo todos os dias?, disse o organizador.
De acordo com Gustavo servir bebida diretamente nos copos e reter os recipientes retornáveis no bar, garrafas, latas, barris, pode reduzir em até 80% dos resíduos produzidos. O objetivo é fazer com que o lixo deixe de circular, preservando a limpeza do local e incentivando o consumo consciente.

COMPATILHAR: