Festas de fim de ano combinadas com férias. O mês de dezembro é marcado por comemorações regadas a comidas típicas dessa época. E nesse período é comum ocorrer internações e atendimentos de adultos e crianças com problemas de intoxicação alimentar.
De acordo Eliana de Souza, pediatra e coordenadora da Clínica Pediátrica do Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), as crianças são alvos fáceis das bactérias causadoras das intoxicações. Ela explica que o principal tipo de intoxicação é a bacteriana, causada pelas bactérias Salmonella ou Stafilococus, que podem ser originadas no preparo ou pela deterioração dos alimentos, como maioneses caseiras e carnes. Os sintomas são: febre alta, diarréias (que podem ou não conter sangue), mal estar e dores pelo corpo.
Outro tipo de intoxicação alimentar, de acordo com a médica, é o Botulismo, que ocorre quando toxinas bacterianas se desenvolvem no interior de embalagens de alimentos preservados de maneira incorreta. Os sintomas do Botulismo são insuficiência respiratória, febre alta, diarreia e quadros mais graves podem levar ao óbito.
Congelamento
Eliane de Souza lembra ainda que o congelamento não mata bactérias. ?Se as bactérias já estiverem em formação no alimento não adiantará congelar. A melhor forma de eliminar bactérias dos alimentos é o cozimento. No entanto, se for observado que a comida não teve uma armazenagem correta é melhor não consumir?. Ela ressalta ainda a importância do cuidado com a compra de produtos industrializados. ?É muito importante observarmos a aparência externa das embalagens dos produtos, que não devem estar amassadas, abertas ou estufadas, esses são sinais de que alguma bactéria pode ter tido a chance de se desenvolver no interior dessas embalagens?.
Ingestão de líquidos
Outra dica importante, segundo a médica, é oferecer a crianças e idosos líquidos em quantidade maior que o normal, pois a desidratação afeta as funções cardíaca e respiratória. ?As crianças, principalmente, tendem a não gostar de beber água, por isso é interessante oferecer sucos naturais ou mesmo os industrializados, desde que observada a data de validade e que seja feita a limpeza da embalagem antes de deixarmos o produto ser consumido? ,explica.
Como evitar intoxicações
Para evitar problemas com intoxicação alimentar a médica ressalta as dicas da Sociedade Mineira de Pediatria, que orientam sobre o correto manuseio de alimentos:

· Mantenha a temperatura do refrigerador abaixo de 4 graus centigrados;

· Não deixe alimentos degelarem em temperatura ambiente. Melhor descongelar em banho-maria ou no microondas, na hora de preparar;

· Mantenha os alimentos na geladeira até o momento do preparo, principalmente as carnes;

· Alimentos que sobrarem das refeições devem ser congelados imediatamente ou desprezados;

· Para as pessoas que procuram as praias para passar o fim de ano ou as férias, a dica é não consumir frutos do mar crus e evitar frituras. No caso de alimentos vendidos por ambulantes ou em barracas na praia deve-se observar a aparência dos produtos e do local onde estão armazenados;

· Lave esponjas de cozinha com água sanitária.

COMPATILHAR: