A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou uma série de mudanças para a temporada de 2011 da Fórmula 1, principal categoria do automobilismo. A principal delas diz respeito à fornecedora de pneus. A italiana Pirelli substituirá a Bridgestone por três temporadas. Além disso, mudanças diretamente na logística e velocidade do carro trarão maior segurança aos pilotos.
A partir de agora, não serão permitidas mudanças nas características aerodinâmicas ao decorrer da temporada. Assim, qualquer dispositivo ou procedimento que use o piloto para alterar a estrutura do veículo estará proibido. Apesar disso, as partes móveis poderão ser ajustadas pelos pilotos antes da largada e após duas voltas, a fim de facilitar ultrapassagens.
Outra modificação diz respeito ao peso do monoposto. A partir da próxima temporada, o veículo não poderá ficar com menos de 640 kg a qualquer momento da corrida. No que diz respeito à segurança durante a prova, qualquer carro devagar que possa ser perigoso para outros pilotos será chamado pelos comissários.
A grande novidade é a volta do fator eliminador do grid de largada. Qualquer piloto cuja melhor volta no Q1 seja 107% do tempo obtido pelo líder nesta etapa ficará automaticamente fora da prova. Já o Safety Car também passou por alterações. Buscando evitar um confronto como o de Michael Schumacher e Fernando Alonso no GP de Mônaco deste ano, quando o alemão ultrapassou o piloto da Ferrari logo após a saída do Safety Car, a FIA estipulou que o carro de segurança deverá se manter na pista até cruzar a linha de chegada no caso de sua presença na prova ser necessária até a última volta.

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